Tudo sobre o SISUTEC

Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de ampliar o acesso às vagas de cursos técnicos consecutivos. A criação desse projeto se deu para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional. Através do Sisutec, instituições de ensino públicas, privadas e tecnológicas, oferecem vagas gratuitas para alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sem taxa de inscrição e com o cadastramento executado pela internet, o processo seletivo do Sisutec é feito duas vezes ao ano, o que corresponde ao início de cada semestre letivo.

Como funciona o Sisutec

Em um modelo semelhante ao do Sisu, o Sisutec é um sistema pelo qual é possível escolher e aplicar a nota do Enem para vagas gratuitas de cursos técnicos. A inscrição e a escolha dos cursos são realizadas em uma única etapa dentro do período estipulado. Vale informar, que o cadastro é feito somente pela internet. Todavia, após a inscrição, o candidato terá acesso à uma página com todos os cursos oferecidos pelo programa. A partir daí, será possível filtrar por localidade, instituição e prioridade do curso almejado. É essencial que no decorrer das etapas de inscrição, o estudante escolha a modalidade em que deseja concorrer às vagas, sendo elas: 

  • Vagas destinadas aos estudantes que cursaram o ensino médio em escola da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral;

  • Vagas reservadas para estudantes pretos, pardos ou indígenas que cursaram o ensino médio em escola da rede pública ou em instituições privadas, como bolsista integral.

Através do portal, durante todo o período de inscrição é possível fazer comparação da nota obtida no Enem com a nota de corte para cada curso selecionado. Desta forma, caso a nota do candidato não alcance o valor estipulado, será possível o mesmo realizar a alteração do curso escolhido.  A lista dos selecionados na primeira chamada é liberada ao final do tempo determinado para as inscrições. Sendo assim, aqueles aprovados na primeira chamada, devem entrar em contato com a instituição de ensino na qual foi admitido para obter maiores informações sobre como proceder. Durante o processo seletivo é possível se classificar para apenas um dos cursos selecionados. Caso o estudante seja chamado na primeira opção, este não poderá ser selecionado para segunda opção de curso. No entanto, nos casos em que o aluno passe apenas na segunda opção, o mesmo terá a oportunidade de concorrer novamente na primeira opção através da segunda chamada. As vagas restantes estarão disponíveis aos candidatos substitutos por ordem de nota. Então os estudantes que foram aprovados na segunda opção de curso e que já efetivaram a matrícula, ainda assim poderão se matricular na chamada seguinte e mudar de curso, resultando no cancelamento da matrícula anterior. 

Quem pode participar?

  • Candidatos que concluíram o Ensino Médio; 

  • Realizaram a prova do Enem e que não tenham zerado a redação. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), do total de vagas ofertadas pelo Sisutec em instituições federais, metade destas devem ser reservadas aos estudantes que comprovarem renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. E 85% das vagas do programa devem ser oferecidas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foi bolsista na rede privada. 

Como se inscrever

Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do Sisutec com o número de inscrição e senha cadastrados no site do Enem e, em seguida escolher os cursos nos quais deseja se matricular. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet. Vale lembrar que o candidato deve ficar atento ao edital do Sisutec do ano vigente e se atentar às regras e ao prazo de inscrição.

Cursos oferecidos 

O Sisutec oferece praticamente todos os tipos de cursos que o estudante imaginar. Então fique de olho, e confira abaixo alguns deles. 

Técnico em Agricultura

Técnico em Alimentos

Técnico em Biblioteconomia

Técnico em Biocombustíveis

Técnico em Biotecnologia

Técnico em Calçados

Técnico em Carpintaria

Técnico em Celulose e Papel

Técnico em Cerâmica

Técnico em Citopatologia

Técnico em Computação Gráfica

Técnico em Informática

Técnico em Meio Ambiente

Técnico em Metalurgia

Técnico em Nutrição e Dietética

Técnico em Zootecnia

Estes são apenas alguns dos cursos oferecidos pelo programa. Para conferir a lista completa e instituições participantes, acesse a página oficial do Sisutec.

Como funcionam os critérios de desempate?

O desempate do Sisutec ocorrerá quando haver duas ou mais notas iguais no Enem. Deste modo, para realizar o desempate, o programa adotará os seguintes critérios na ordem abaixo.  

  • Candidato com maior nota obtida na redação;

  • Candidato com maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;

  • Candidato com maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;

  • Candidato com maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • Candidato com maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?