O que é o SISUTEC

O Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), foi criado pelo MEC com o objetivo de ampliar o acesso as vagas de cursos técnicos consecutivos. A criação desse projeto, se deu para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional.

Através do Sisutec, instituições de ensino públicas, privadas e tecnológicas, oferecem vagas gratuitas para alunos que fizeram o Enem.

Sem taxa de inscrição e com o cadastramento executado pela internet, o processo seletivo do Sisutec é realizado duas vezes ao ano. Sendo sempre no início de cada semestre letivo.

Quem pode participar

Os candidatos que concluíram o Ensino Médio fizeram a prova do Enem sem ter zerado a redação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 85% das vagas do Sisutec, são oferecidas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foi bolsista na rede privada.

Como se inscrever

Para se inscrever é necessário acessar o site oficial do Sisutec (http://www.mec.gov.br/) com o número de inscrição e senha cadastrados no site do Enem e, em seguida escolher os cursos nos quais deseja se matricular. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet.

Vale informar que o candidato deve ficar atento ao edital do Sisutec do ano vigente, e se atentar às regras e ao prazo de inscrição.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?