Aguarde, carregando...

Como funciona SISUTEC

Em um modelo semelhante ao do Sisu, o Sisutec é um sistema pelo qual é possível escolher e aplicar a nota do Enem para vagas gratuitas de cursos técnicos. A inscrição e a escolha de cursos são realizadas em uma única etapa dentro do período de inscrição. Vale informar que as inscrições são feitas somente pela internet.

Com a inscrição feita, o candidato irá acessar à página com todos os cursos oferecidos. A partir daí, é possível filtrar por localidade, instituição e curso desejado, sendo possível escolher por ordem de prioridade. Ou seja, primeira e segunda opção. Além disso, o aluno também poderá concorrer a vaga através de cotas, renda familiar ou rede pública, caso o aluno tenha estudado o ensino médio. 

Pelo sistema, em todo período de inscrição é possível fazer comparação da nota obtida no Enem com a nota de corte para cada curso selecionado. Desta forma, caso sua nota não alcance o valor estipulado, é possível fazer a alteração do curso selecionado.

A lista dos selecionados para cada curso da primeira chamada, é liberada ao final do tempo determinado para as inscrições. Sendo assim, aqueles aprovados na primeira chamada, devem procurar a instituição de ensino para ter maiores informações sobre a matricula.

Durante o processo seletivo, é possível se classificar para apenas um dos cursos selecionados. Se chamado na primeira opção, não poderá ser selecionado para a segunda. Todavia, se o candidato passar somente para a segunda opção de curso, o mesmo poderá concorrer novamente a primeira opção através da segunda chamada.

As vagas restantes, estarão disponíveis aos candidatos substitutos por ordem de nota. Os candidatos que foram aprovados na segunda opção e que já tiveram realizado a matrícula, poderão se matricular na chamada seguinte. Do mesmo modo, também poderão mudar de curso e a matrícula anterior será cancelada.

Quem pode participar

Os candidatos que concluíram o Ensino Médio e fizeram a prova do Enem sem ter zerado a redação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 85% das vagas do Sisutec, são oferecidas aos estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou que foi bolsista na rede privada.