Como se inscrever no SISU

Para se inscrever no Sisu não existe nenhum segredo. Para falar a verdade é bem simples e prático. Seguindo essas dicas, ficará ainda mais fácil e rápido, vamos lá?!

  1. Entre em seu navegador de costume e acesse ao site oficial do Sisu. Nele, você poderá se manter informado sobre os prazos e normas a serem cumpridos. 

  2. Depois de verificar os períodos de cada etapa do programa. Clique em “inscrever-se” e informe o número de inscrição do Enem e senha cadastrada no exame. Caso não lembre ou não tenha esses dados em mãos, clique aqui. 

  3. Após o preenchimento dos campos indicados no site Sisu, o estudante deverá acessar a página “minha inscrição” e escolher os cursos que deseja concorrer a uma vaga. É válido lembrar, que na primeira opção é sempre bom por o curso que o estudante mais se identifica ou tem vontade de cursar.

  4. Selecionado os cursos. É hora de escolher em que modalidade o candidato se enquadra ou deseja concorrer. Existem quatro tipos de modalidades, sendo elas: ampla concorrência, alunos de escola pública, pessoas de baixa renda e cotas por ações afirmativas (negros, quilombolas e indígena). Selecione a opção que mais se adeque ao seu perfil. 

  5. Pronto, passado todas a etapas de inscrição, o aluno terá agora de confirmar os dados na tela de confirmação. Verificado todas as informações, basta clicar em “Confirmar minha inscrição” e passar a acompanhar as notas de corte e resultado do Sisu.

Não estou conseguindo me inscrever, o que faço? 

A concorrência e número de inscrições são muitas. Nesse sentido, é natural que alguns estudantes não consigam ou tenham dificuldades para realizarem a inscrição. Sendo assim, o site pode apresentar problemas como:

Erro de Inscrição 

Ao abrir as inscrições do Sisu, milhares de candidatos começam acessar o site todos ao mesmo tempo. Com um grande volume de acessos, é comum que ocorra o famoso congestionamento do sistema. Sendo assim, quando ocorre a paralisação no site, é natural que a página demore carregar ou finalizar as inscrições dos estudantes. No entanto, podem haver outros fatores que possam dificultar a participação no programa, como: vírus no computador, sistema operacional ultrapassado, acesso a internet, entre outros. Caso passe por alguns do problemas citados, tente realizar algumas das sugestões abaixo.

  1. Certifique-se de ter uma boa conexão de internet;

  2. Troque de navegador e tente a inscrição novamente;

  3. Tente a inscrição através de um dispositivo ou computador diferente;

  4. Tente realizar sua inscrição depois de algumas horas;

  5. Caso nenhuma das alternativas acima funcione, entre em contato com o MEC pelo telefone: 08000616161. 

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?