Quem pode fazer ProUni

Para se inscrever no ProUni você precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior, com pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota maior do que zero na redação. Além disso, deve atender a pelo ou menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

  • Ter cursado ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral.

  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.

  • Ser portador de deficiência.

  • Ser professor da rede pública de ensino.

O ProUni

O ProUni foi criado em 2004 e já ajudou muita, muita gente. Nos primeiros dez anos de Programa foram concedidas cerca de 1,7 milhão de bolsas de estudos, facilitando o acesso ao ensino superior em mais de 850 universidades brasileiras. A maioria dos beneficiados, cerca de 70%, recebeu bolsa integral.

Quem se inscreve no ProUni está em busca de uma bolsa de estudos, uma ajuda financeira para frequentar um curso superior oferecido por uma universidade particular. Por meio deste Programa é possível obter bolsas integrais e parciais (de 50%). Mas é preciso comprovar baixa renda familiar para concorrer.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas parciais podem ser requeridas por candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Assim como no Sisu, a seleção dos candidatos também é feita através da nota do Enem. Quanto maior a pontuação no Exame, maiores são as chances de ganhar uma bolsa.

Os recursos do ProUni são repassados diretamente para as universidades, sem passar pela conta do aluno. Ao final do curso, o estudante não fica devendo nada para o Governo! O objetivo do Programa é justamente permitir o acesso ao ensino superior àqueles que não teriam condições de pagar ou assumir um empréstimo.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?