Tudo sobre PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um projeto criado pelo Governo Federal para ampliar os sistemas de educação federal e estadual. O programa representa um esforço de ofertas de cursos EPT,(Educação Profissional e Tecnológica direcionados respectivamente para estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituições públicas. O projeto tem como finalidade, garantir acesso gratuito a instituições públicas e privadas. 

Como funciona?

O Pronatec oferece cursos totalmente gratuitos e atua em conjunto com as redes federais, estaduais, municipais e distritais de educação, como: SENAI, SENAC, SENAR, SENAT e instituições privadas. 

Na constante busca pelo desenvolvimento de uma educação de qualidade, o projeto já criou inúmeros subprogramas para atender as necessidades de cada público, tais como: 

  • Pronatec EJA: Foi criado com objetivo de estimular jovens e adultos que não concluíram o ensino médio a darem continuidade nos estudos e assim ter algo a mais para apresentar na hora de ingressar no mercado de trabalho. 

  • e-Pronatec: Destinada a estudantes e trabalhadores, a modalidade e-Pronatec nasceu com a finalidade de propiciar fácil acesso a cursos técnicos e de qualificação profissional. Em parceria com a rede e-Tec Brasil, o Pronatec oferece também Educação a Distância (Ead), dando autonomia e flexibilidade para os alunos matriculados. 

Bolsa Formação 

A bolsas formação do Pronatec é parecida com uma bolsa de estudo, uma vez que, esta garante vaga gratuita em cursos de educação profissional e tecnológica em escolas privadas de ensino técnico e profissionalizantes. Assim como os subprogramas, a bolsa formação também se divide em duas modalidades, sendo elas: 

  • Bolsa Formação Trabalhador: Oferece cursos de formação inicial e continuada com carga horária média de 160h. Esta bolsa é destinada a beneficiários de programas de inclusão produtiva do Governo Federal e cidadãos que se encontram em situação de seguro-desemprego. 

  • Bolsa Formação Estudante: Esta oferta cursos técnicos de nível médio com carga horário de 800h. Ao todo, são aproximadamente 220 cursos atualizados periodicamente, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) disponível no site do Pronatec

Quem pode participar? 

  • Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;  

  • Trabalhadores;  

  • Beneficiários dos programas federais de transferência de renda e;

  • Estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

O Pronatec atende a todos os brasileiros, mas no momento em que ocorre a distribuição de vagas, a preferência é dada a população de baixa renda. Os beneficiários do programa normalmente são estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio da rede pública e que possuam Cadastro Único. Os reincidentes no seguro-desemprego pela terceira vez em 10 anos, também possuem preferência na distribuição de vagas. 

Quais tipos de cursos do Pronatec? 

Curso Técnico

Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Deste modo, passa a ser um excelente canal para conseguir uma oportunidade de emprego e garantir uma formação abrangente em uma determinada área técnica. Conferindo assim, diploma profissional e aumentando as chances de se posicionar no mercado de trabalho.

Curso de Formação Inicial e Continuada

Esta modalidade oferece cursos de curta duração para capacitação de profissionais. A ideia é envolver o aluno com o mundo do trabalho e desenvolver as principais potencialidades para atuar em uma determinada área. Sendo elas: Açougueiro, Adestrador de cães, Auxiliar Administrativo, Agente de Limpeza e Conservação, Cabeleireiro, Costureiro, Cuidador de Idoso, Desenhista de Moda, Editor de Vídeo, Florista, Garçom, entre outras.

Como se inscrever no Pronatec? 

Diferente dos programas oferecidos pelo governo, como: ProUni, Fies e Sisu. No Pronatec não existe um período de inscrição unificado. Ou seja, as instituições parceiras do programa tem liberdade para adotar os seus próprios critérios e realizar a distribuição das vagas disponíveis.

As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do programa. Ao acessar a página, o candidato deverá realizar uma pesquisa para encontrar o curso de seu interesse. O processo de busca do programa funciona mediante ao preenchimento de informações básicas, como: Estado, cidade, escolaridade e Instituição (Federal, Estadual, Senac, Senar, Senai ou Senat). Preenchido esses pré-requisitos, o estudante estará pronto para realizar sua matrícula no curso desejado. 

Modalidades de cursos técnicos do Pronatec

Os cursos técnicos do Pronatec possuem três modalidades que se dividem em: 

  • Cursos técnicos concomitantes: Esses cursos são destinados a estudantes que ainda estão fazendo o ensino médio e desejam começar uma graduação técnica ou profissionalizante. Para participar, o aluno deve entrar em contato com a direção de sua instituição de ensino e demonstrar interesse.

  •  Cursos técnicos integrados: Essa modalidade é voltada para alunos que ainda não ingressaram no ensino médio, mas desejam iniciar um curso técnico. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos também podem participar desta modalidade. No caso de alunos do EJA, estes devem contatar a secretaria de educação do estado ou do município. 

  • Cursos técnicos subsequentes: Já os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação técnica. Essa é a modalidade certa. Para participar, o aluno deverá demonstrar interesse pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O estudante deverá ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. 

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?