O que é o Pronatec?

O Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é um projeto criado pelo Governo Federal para ampliar os sistemas de educação federal e estadual. Garante o acesso gratuito a cursos de Educação Profissional e Tecnológica em instituições públicas e privadas. O Pronatec, contribui de forma significativa para a vida profissional de todos os brasileiros.

O programa, representa um esforço de ofertas de cursos EPT, (Educação Profissional e Tecnológica direcionados respectivamente para estudantes do ensino médio da rede pública, trabalhadores e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em instituições públicas.

Já os brasileiros qualificados pelo Pronatec, contam com várias vantagens, como: oportunidade de se formar em alguma escola parceira, e obter o certificado de escolaridade de um ensino técnico. Além disso, os cursos profissionalizantes possuem uma elevada taxa de empregabilidade, o que garante ao formado, uma renumeração agradável e um diferencial para o currículo.

Como funciona

O programa, é um estímulo para as instituições de ensino profissionalizante, tanto públicas quanto particulares. As vagas gratuitas do Pronatec são ofertadas graças às parcerias estabelecidas em todo o país, como: Senai, Senar, Senac, Senat e a rede federal.

Quem for participar do Pronatec, poderá fazer um curso profissionalizante sem qualquer tipo de custo, afinal, os cursos oferecidos, são todos gratuitos. Em certos casos, o programa contribui com outros benefícios, como, material didático, lanche e vale-transporte.

  • Curso Técnico

Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Deste modo, passa a ser um excelente canal para conseguir uma oportunidade de emprego e garantir uma formação abrangente em uma determinada área técnica. Conferindo assim, diploma profissional e aumentando as chances de se posicionar no mercado de trabalho.

  • Curso de Formação Inicial e Continuada

Esta modalidade oferece cursos de curta duração para capacitação de profissionais. A ideia é envolver o aluno com o mundo do trabalho e desenvolver as principais potencialidades para atuar em uma determinada área. Sendo elas: Açougueiro, Adestrador de cães, Auxiliar Administrativo, Agente de Limpeza e Conservação, Cabeleireiro, Costureiro, Cuidador de Idoso, Desenhista de Moda, Editor de Vídeo, Florista, Garçom, entre muitos outros.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?