Aguarde, carregando...
O Pronatec é um programa que é acessível a todos os brasileiros e o melhor, não é preciso participar de nenhum processo seletivo para poder participar. As inscrições são feitas no site oficial do Pronatec. No entanto, é necessário que o interessado acesse a página com frequência para não perder a chance de conseguir uma vaga.
Ao acessar a página, o candidato deverá realizar uma pesquisa para encontrar o curso de seu interesse. O processo de busca do programa funciona mediante ao preenchimento de informações básicas, como: Estado, cidade, escolaridade e Instituição (Federal, Estadual, Senac, Senar, Senai ou Senat). Preenchido esses pré-requisitos, o estudante estará pronto para realizar sua matrícula no curso desejado.
Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Deste modo, passa a ser um excelente canal para conseguir uma oportunidade de emprego e garantir uma formação abrangente em uma determinada área técnica. Conferindo assim, diploma profissional e aumentando as chances de se posicionar no mercado de trabalho.
Esta modalidade oferece cursos de curta duração para capacitação de profissionais. A ideia é envolver o aluno com o mundo do trabalho e desenvolver as principais potencialidades para atuar em uma determinada área. Sendo elas: Açougueiro, Adestrador de cães, Auxiliar Administrativo, Agente de Limpeza e Conservação, Cabeleireiro, Costureiro, Cuidador de Idoso, Desenhista de Moda, Editor de Vídeo, Florista, Garçom, entre outras.
Os cursos técnicos do Pronatec possuem três modalidades que se dividem em:
Cursos técnicos concomitantes: Esses cursos são destinados a estudantes que ainda estão fazendo o ensino médio e desejam começar uma graduação técnica ou profissionalizante. Para participar, o aluno deve entrar em contato com a direção de sua instituição de ensino e demonstrar interesse.
Cursos técnicos integrados: Essa modalidade é voltada para alunos que ainda não ingressaram no ensino médio, mas desejam iniciar um curso técnico. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos também podem participar desta modalidade. No caso de alunos do EJA, estes devem contatar a secretaria de educação do estado ou do município.
Cursos técnicos subsequentes: Já os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação técnica. Essa é a modalidade certa. Para participar, o aluno deverá demonstrar interesse pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O estudante deverá ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.