Como fazer inscrição no PRONATEC

O Pronatec é um programa que é acessível a todos os brasileiros e o melhor, não é preciso participar de nenhum processo seletivo para poder participar. As inscrições são feitas no site oficial do Pronatec. No entanto, é necessário que o interessado acesse a página com frequência para não perder a chance de conseguir uma vaga. 

Ao acessar a página, o candidato deverá realizar uma pesquisa para encontrar o curso de seu interesse. O processo de busca do programa funciona mediante ao preenchimento de informações básicas, como: Estado, cidade, escolaridade e Instituição (Federal, Estadual, Senac, Senar, Senai ou Senat). Preenchido esses pré-requisitos, o estudante estará pronto para realizar sua matrícula no curso desejado. 

Quais tipos de cursos do Pronatec? 

Curso Técnico

Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior. Deste modo, passa a ser um excelente canal para conseguir uma oportunidade de emprego e garantir uma formação abrangente em uma determinada área técnica. Conferindo assim, diploma profissional e aumentando as chances de se posicionar no mercado de trabalho.

Curso de Formação Inicial e Continuada

Esta modalidade oferece cursos de curta duração para capacitação de profissionais. A ideia é envolver o aluno com o mundo do trabalho e desenvolver as principais potencialidades para atuar em uma determinada área. Sendo elas: Açougueiro, Adestrador de cães, Auxiliar Administrativo, Agente de Limpeza e Conservação, Cabeleireiro, Costureiro, Cuidador de Idoso, Desenhista de Moda, Editor de Vídeo, Florista, Garçom, entre outras.

Modalidades de cursos técnicos do Pronatec

Os cursos técnicos do Pronatec possuem três modalidades que se dividem em: 

  • Cursos técnicos concomitantes: Esses cursos são destinados a estudantes que ainda estão fazendo o ensino médio e desejam começar uma graduação técnica ou profissionalizante. Para participar, o aluno deve entrar em contato com a direção de sua instituição de ensino e demonstrar interesse.

  •  Cursos técnicos integrados: Essa modalidade é voltada para alunos que ainda não ingressaram no ensino médio, mas desejam iniciar um curso técnico. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos também podem participar desta modalidade. No caso de alunos do EJA, estes devem contatar a secretaria de educação do estado ou do município. 

  • Cursos técnicos subsequentes: Já os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação técnica. Essa é a modalidade certa. Para participar, o aluno deverá demonstrar interesse pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O estudante deverá ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. 

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?