O que é o FIES

O Fies é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 1999 que oferece financiamento estudantil para estudantes de baixa renda. O financiamento é oferecido para cursos presenciais em instituições de ensino superior particulares que possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Quem pode se inscrever no FIES?

O aluno só poderá se inscrever para o Fies, se o mesmo tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, e a participação poderá ser contada a partir do ano de 2010.

Além disso, existem alguns critérios exigidos para quem fez a prova do Enem. O participante não pode ter zerado a redação, e a média tem que ser todas acima de 450 pontos.

Outro fator importante a ser citado é: O inscrito deverá ter uma renda familiar precipita de até 5 salários mínimos.

Tenho 50% de bolsa pelo Prouni, posso me inscrever no Fies?

Sim, você poderá se inscrever para o Fies mesmo tendo bolsa de 50% pelo Prouni, porém, isto só contará se o aluno permanecer no mesmo curso, e na mesma instituição de ensino.

E mesmo que você tenha uma outra bolsa parcial, de 50% que não seja pelo Prouni, do mesmo modo você poderá usar o Fies para financiar o resto que não é coberto pela bolsa. Agora, se você, já teve o Fies, ou tenha uma bolsa de 100% em alguma instituição, independente de ser pelo Prouni, ou algum outro programa, neste caso, você não poderá se inscrever para o Fies.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?