Notas de corte FIES

A nota de corte é a menor nota obtida para que o aluno fique entre os selecionados em determinado curso, levando em consideração também o número de vagas e total de candidatos inscritos em um mesmo grupo de preferência. Ou seja, o sistema do Fies compara todos os resultados obtidos pelos estudantes que estão concorrendo a uma vaga no mesmo curso, faculdade, modalidade e turno, para determinar a menor nota que o aluno terá de alcançar para conquistar aquela oportunidade. Sendo assim, se o seu curso tiver apenas 12 vagas, a nota de corte será da décima segunda  pessoa. Então se você estiver entre os 12 alunos aprovados, seu benefício já estará garantido. 

Lista de Espera do Fies 

A lista de espera do Fies é  destinada para os estudantes que não conseguiram ser aprovados na chamada regular do programa. Deste modo, como uma forma de repescagem, a lista de espera dar a esses candidatos uma chance de conquistarem através das vagas remanescentes, uma oportunidade de ingressarem no ensino superior. Diferente do ProUni e Sisu, o Fies inclui automaticamente os estudantes não selecionados na primeira chamada na lista de espera. 

Como ver o resultado do Fies?

O candidato poderá conferir o resultado do Fies através da página oficial do programa. Basta o aluno fornecer CPF e senha já cadastrados no ato da inscrição e conferir se o nome do estudante se encontra na lista de aprovados. Caso não consiga pelo site, o aluno poderá entrar em contato com a instituição de ensino para qual optou e verificar o resultado. 

Independente do forma escolhida, é muito importante que o candidato fique atento aos prazos para a entrega da documentação na instituição de ensino em que foi aprovado, uma vez que, o período é muito curto, apenas cinco dias. 

Critérios de desempate fies

O critério de desempate do Fies é bem parecido com o do Prouni. Sendo assim, caso haja notas idênticas no Enem, o desempate ocorrerá primeiramente na comparação das notas de redação. Caso os candidatos venham a ter notas iguais também nesta modalidade, o programa seguirá os seguintes critérios:

  • Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?