Como funciona o FIES?

Para participar do Fies o estudante faz a inscrição no programa pelo site oficial do Fies. Se cumprir os requisitos e for aprovado, o candidato assina um contrato de financiamento com uma instituição financeira.

O financiamento oferecido pelo programa é bastante atrativo, pois oferece taxas de juros muito menores que as dos financiamentos comuns. A partir de 2018, serão três modalidades diferentes de Fies, uma delas sem cobrança de juros.

Ao longo de todo o curso, o Fies ficará responsável pelo pagamento das mensalidades (ou do percentual contratado), efetuando pagamentos diretamente para a faculdade. Em contrapartida, o aluno terá que pagar apenas o encargo operacional fixado em contrato e quitar o custo total do seguro de vida exigido para contratação do financiamento.

Após a formatura, o aluno deve começar imediatamente a quitar o saldo devedor. Caso o estudante tenha um emprego ou abra uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo governo.

O governo estima que o prazo máximo para quitação da dívida seja de 14 anos.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?