Formato da prova do Enem

Bem diferente dos vestibulares tradicionais cobrados nas instituições de ensino superior, as questões do Enem são dividas não por matérias, como: Português, Matemática, Ciências e etc., mas sim, por áreas de conhecimentos, tais como: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Isso significa que em uma só pergunta podem ser cobrados entendimento acerca de Artes, Filosofia ou Ciências, por exemplo.

Quanto a estrutura da avaliação, o exame é composto por quatro provas com 45 perguntas cada, o que somando dar 180 questões ao todo, além da redação (texto dissertativo-argumentativo).  Vale lembrar que em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o estudante deverá responder perguntas em inglês ou espanhol, dependendo do idioma escolhido no ato da inscrição.

Dicas para responder as questões do Enem?

Com duração de 5h30 (cinco horas e trinta minutos) para responder 90 questões e elaborar uma redação de 30 linhas no primeiro dia de prova e apenas 5h para responder mais 90 questões no segundo dia. O Enem pode parecer algo aterrorizador à primeira vista, mas relaxa, não é. Confira abaixo algumas dicas para realizar um Exame com calma e sem stress.

  • Responda as perguntas fora de ordem. Ou seja, comece sempre pelas questões que tenha mais facilidade;
  • Nos exercícios mais complexos, não deixe o nervosismo tomar conta, respire e leia o enunciado da questão com bastante atenção;
  • Fique sempre atento ao cronômetro que os fiscais instalam na sala de prova;
  • Caso a pergunta seja muito complicada para responder, pule-a e volte ao exercício depois;
  • Reserve o tempo que achar necessário para elaborar a redação e preencher o cartão de respostas.

Além das dicas acima, para atingir o êxito tão esperado no Enem, é essencial que o estudante tenha uma boa interpretação de texto. Deste modo, identificar a solução e palavras-chave no enunciado pode ser bem mais fácil. Afinal, eles são os pontos de partida para a resolução das questões.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?