Quem pode fazer o ENEM

Conhecido e popular no meio estudantil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é considerado a principal porta de entrada para o ingresso no ensino superior. Atualmente, o Enem já beneficiou milhares de estudantes espalhados por diversas regiões do país. Apesar de ser uma prova famosa, são muitas as pessoas que ainda não sabem o que é o Enem ou quais pessoas podem fazer o exame.

Bom, no geral, qualquer cidadão é permitido fazer a prova. Todavia, o uso da nota obtida é diferente para cada tipo de candidato. Como assim? O estudante que estiver em seu último ano do ensino médio, poderá usar o resultado do Enem para se inscrever em diversos programas do governo, como: Fies, ProUni e Sisu. Já o aluno que irá concluir os estudos após a realização do exame, também poderá fazer o Enem na condição de “treineiro”. Neste caso, a nota da prova servirá apenas para autoavaliação e não poderá ser usada para concorrer a uma vaga no ensino superior.

Contudo, o Enem não se restringe apenas aos candidatos que estão cursando ou concluindo a Educação Básica. Sendo assim, podem participar também do exame: cidadãos cumprindo pena privativa de liberdade, adolescentes que estejam executando medidas socioeducativas, mães lactantes (que estão amamentando), grávidas, deficientes, idosos, entre outros. Vale lembrar, que o candidato que se encaixar em um dos exemplos citados acima, deverá no ato da matrícula, marcar a opção que melhor se adeque a atual circunstância em que esteja inserido. 

 

 

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?