O que é o ENEM?

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) ainda no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nasceu com o objetivo principal de verificar em quais áreas disciplinares os estudantes brasileiros tinham mais dificuldades e ser um indicador da qualidade do ensino médio das escolas públicas e particulares do país.

Desde sua criação até o ano de 2008, o exame era realizado em um único dia e tinha apenas 63 questões objetivas mais a redação. Outra característica da prova no período citado, é que as disciplinas eram divididas no mesmo formato das escolas tradicionais, sendo: Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. Além disso, o conteúdo cobrado na avaliação era apenas aquele já visto pelo aluno em sala de aula.

À medida que as universidades passaram a adotar o Enem como uma forma de ingresso no ensino superior, o MEC decidiu aumentar o nível de dificuldade e mudar a estruturação das disciplinas e o funcionamento do exame. Então a partir de 2009, o Enem começou a ser realizado em dois dias seguidos (sábado e domingo), com duração de 4h30 (quatro horas e trinta minutos) no primeiro dia e 5h30 (cinco horas e trinta minutos) no domingo, último dia de exame. Com a reformulação, a prova passou a ter 180 questões e as matérias divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a elaboração da redação.  

Seguindo com a linha do tempo, em 2017 foi realizada mais uma alteração no exame. As avaliações começaram a ser aplicadas em dois domingos e tiveram tempo e ordem da prova alterados. Deste modo, na primeira fase do Enem, a prova passou a ter durabilidade de 5h30 (cinco horas e trinta minutos) para o estudante responder 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 45 questões de Linguagens e Códigos, além da Redação (um texto dissertativo-argumentativo) e preenchimento do cartão resposta. Já no segundo dia, o tempo para responder as 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias, foi de 5h30 para 4h30 (quatro horas e trinta minutos).

Devido a reclamação de vários estudantes quanto a falta de tempo durante o segundo dia de exame, em 2018 entrou em vigor o acréscimo de 30 minutos no tempo de prova do segundo dia, mudando de 4h30 (quatro horas e trinta minutos) para 5h (cinco horas).

Procure sua bolsa

Pesquise sua bolsa de estudo e comece a fazer parte do universo dos estudos.

Graduação:

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?