O que é A Hora do ENEM

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), "A hora do Enem" é uma plataforma que visa facilitar os estudos e preparação daqueles que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Gratuito, o projeto oferece simulados online, vídeos, notícias sobre a prova, formas de criar planos estudos personalizados e auxilio ao estudante quanto aos possíveis temas de redação e conteúdos que podem cair nas provas. Um conjunto de funcionalidades, A hora do Enem também oferece:

Programa de TV

Transmitido pelo canal TV Escola de segunda a sexta às 7h e com reapresentação dos episódios às 13h e 18h, o programa Hora do Enem tem duração 30 minutos e aborda em cada episódio comentários, entrevistas, dicas, resoluções de exercícios e aulas. Tudo isso alinhado com as disciplinas cobradas no Exame. Confira abaixo a programação do projeto.

  • Segunda-feira: Matemática e suas Tecnologias
  • Terça-feira: Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Quarta-feira: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Quinta-feira: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Sexta-feira: Redação

É natural que no decorrer do dia a dia, grande parte dos candidatos não consigam ou não tenham tempo suficiente para assistir toda à programação do projeto. Caso você se encaixe neste perfil, relaxa! Visando auxiliar da melhor forma possível a preparação do estudante para o Enem, aos sábados e domingos o programa realiza uma maratona com a reprodução de todos os quadros apresentados durante a semana. Deste modo, no sábado às 15h e no domingo às 6h, o estudante que perdeu alguma parte ou todo o conteúdo do projeto, poderá se atualizar em apenas um final de semana.

Não gosto de assistir TV e os horários também são ruins para mim, e agora? Fique tranquilo, conforme já mencionado anteriormente, A Hora do Enem conta com uma plataforma online que por meio dela é possível baixar ou assistir todos os programas da TV Escola. O MEC disponibiliza ainda para os sistemas iOS e Android, o aplicativo TV Escola, nele o aluno também terá acesso a todo o material transmitido na televisão ou no site.

MECFLIX

Isso mesmo que você pensou, o nome lembra o famoso aplicativo Netflix né? Mas é justamente essa a familiarização que o MEC pensou em fornecer ao criar o MECFLIX. A plataforma foi criada para que os candidatos investissem mais tempo assistindo a vídeos informativos e preparatórios para o Enem. Gratuito, o site do MECFLIX oferece centenas de vídeos educativos voltados para os conteúdos cobrados no Exame. Abastecido constantemente por uma rede com inúmeros parceiros avaliados pelo MEC, o website possui um layout prático, intuitivo, fácil de se navegar e pode ser acessado a qualquer momento, seja pelo computador, smartphone ou tablet. E aí, que tal maratonar?!

Simulado online

Através da Hora do Enem, o candidato poderá realizar alguns simulados no mesmo formato das provas do Exame. Com dia e horário marcado, os simulados têm duração, correção e dias iguais ao do Enem propriamente dito. Ao todo, são realizadas quatros edições no ano, sendo as três primeiras compostas por 80 questões e a última com 180 questões.

Considerado um meio útil para capacitar os estudantes, o simulado online não só ajuda o aluno a se familiarizar com o formato da prova do Enem, como a melhorar o ritmo e a absorção do conteúdo já estudado. O método de correção usado nos simulados é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo usado no Enem oficial, sendo assim, o candidato terá uma média final próxima do real.

 

 

 

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?