Aguarde, carregando...
É a versão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Na forma digital, o exame irá possibilitar novos tipos de questão na prova, com vídeos, infográficos e até mesmo poderá seguir a lógica dos games.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), divulgou que em 2020 começará o projeto piloto que será realizado em dois domingos (11 e 18 de outubro).
No ano de 2020, haverá apenas uma prova no modelo digital, mas a quantidade de avaliações aumentará de acordo com os anos. Ou seja, 2020 terá a aplicação de uma prova, 2021 duas e 2022 a 2025 até quatro porvas por ano.
O exame deve abolir a versão em papel em 2026.
A expectativa para a prova piloto é de 50 mil pessoas. O aluno que optar pela prova digital, não será prejudicado, e caso haja interferência, os estudantes poderão fazer a prova física na reaplicação em dezembro de 2020.
De acordo com o professor da USP, Ocimar Alavarse, o Enem Digital não é imune a fraude, porém é mais controlável a segurança por computador do que no papel.
No formato digital, é provavel que as questões da avaliação contem com vídeos, infográficos animados, gifs e etc.
O principal objetivo da mudança é a segurança na aplicação do exame e a economia com impressão. Atualmente, a prova regular custa cerca de 500 milhões de reais para os mais de 5 milhões de participantes. Já o projeto piloto tem estimativa de custo de 20 milhões de reais.