Como se preparar para o ENEM

Para tudo que vamos fazer deve haver preparação, dedicação e foco. Com o Enem não é diferente. Para chegar tranquilo nos dias de prova é necessário muito planejamento, estudo e conhecimento acerca de cada etapa da prova. Sendo assim, algumas orientações básicas podem fazer a diferença na hora de prestar o exame. Confira:

Leia o edital

Ler o edital atentamente é sempre o primeiro passo para entender as normas, funcionamento e critérios a serem seguidos durante o exame. No documento é possível encontrar informações valiosas quanto ao que é ou não permitido levar, tempo de duração da prova, direitos e deveres do candidato, datas, horários, disciplinas e etc.

Organizar os estudos

O conteúdo cobrado no Enem pode ser bem amplo. Mas calma, todas as questões do exame são elaboradas de acordo com o que foi passado nos três últimos anos do ensino médio (pelo menos é o que se espera das escolas). Por isso, é essencial que o estudante monte um cronograma de estudos para que possa se preparar e revisar todo o material com calma. Outra dica válida, é dividir as matérias por nível de dificuldade, desta maneira, o candidato evita o nervosismo e dar um foco maior para aquela disciplina que acreditar ser mais complexa, aumentando assim, as taxas de aprendizado e absorção do conteúdo. Se aplicadas com disciplina e de forma correta na rotina, as sugestões citadas acima podem tornar os estudos mais práticos e menos cansativos até o dia do exame.

A prática leva à perfeição

Exercitar os conteúdos já aprendido pode ajudar na memorização, no desenvolvimento do raciocínio e na habilidade de relacionar determinadas informações com outros temas. Sendo assim, a realização de simulados de anos anteriores do exame, podem contribuir significativamente para a familiarização do aluno com o nível de dificuldade das questões do Enem e até mesmo com o tempo que leva para resolver cada questão.

Para ajudar os estudantes de plantão, existem diversos sites que oferecem simulados voltados para o Enem. A plataforma Geekie Games por exemplo, dispõe de um plano de estudo personalizado que reúne vídeo aulas, exercícios e simulados totalmente gratuitos. São quatro simulados ao longo do ano, divididos por áreas do conhecimento cobradas no Enem. As questões elaboradas pelo simulado possuem o mesmo estilo das aplicadas na prova.  Todas elas são corrigidas pelo sistema TRI.

Atualize-se e pratique redação nos moldes do Enem

Os temas da redação do Enem, em sua maioria, são cobrados assuntos referentes a fatos atuais. Por isso, a melhor forma de evitar surpresas, é acompanhar as principais notícias internacionais e nacionais, deste modo, o aluno se mantém informado e a par de tudo o que acontece ao seu redor. Quanto a preparação prática para a redação, é crucial que o estudante estimule o pensamento crítico, exercite a argumentação, forma de escrita e organização das ideias.

Planejamento é essencial

Todos os anos, muitos atrasos são registrados nos dias de prova. Para não entrar nesses registros, é importante se planejar com antecedência. Ou seja, visitar o local de prova antes da data, verificar o melhor trajeto e no dia do exame sair pelo menos 30 minutos mais cedo de casa.

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?