Aguarde, carregando...
O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova realizada com o objetivo de oferecer certificado de conclusão do ensino médio para pessoas que não concluíram a educação básica na idade correta. Prático e rápido, o Encceja é considerado o caminho mais adequado para aqueles que desejam dar continuidade nos estudos e se lançar no mercado de trabalho.
A prova do Encceja possui quatro etapas, sendo elas: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior para brasileiros residentes em outros países e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. Com estrutura similar ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova do Encceja contém 30 questões e aborda todo o conteúdo visto no decorrer do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio.
O Encceja é destinado a todos os jovens e adultos que residem no Brasil ou no exterior. Pessoas privadas de liberdade e que não tenham terminado os estudos na idade correta, também podem participar do programa. No entanto, os interessados em obter o certificado de conclusão do ensino médio através do Encceja, deve, seguir alguns critérios, como:
Ter no mínimo 15 anos completos na data do exame, para quem busca o certificado de conclusão do Ensino fundamental;
Ter 18 anos ou mais, para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio;
Para ambos os casos, obter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil.
Ensino Fundamental
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e
Redação;
Matemática;
História e Geografia;
Ciências Naturais.
Ensino Médio
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Para participar do Encceja, o estudante deverá acessar a página oficial do programa dentro do período especificado e realizar a inscrição. Para aqueles privados de liberdade, a inscrição terá de ser feita pelos representantes pedagógicos das unidades socioeducativas ou prisionais. Já para os brasileiros que moram no exterior, os candidatos deverão aguardar a data estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informar o número de passaporte no ato da inscrição. Para saber mais sobre o passo a passo para efetuar sua inscrição, clique aqui.
Para conferir o resultado do Exame, os candidatos terão de acessar ao site do Encceja e informar CPF e senha cadastrados no ato da inscrição. Já os estudantes que estejam participando do Encceja PPL, estes deverão solicitar ao responsável pedagógico que veja a nota obtida na prova. Contudo, no momento em que estiverem na condição de liberdade, os participantes do PPL poderão verificar os resultados individualmente.
Após a liberação dos resultados, o estudante poderá solicitar o certificado ou declaração de proficiência na Secretaria Estadual de Educação.
Sim. O estudante que realizou a avaliação e não obteve a pontuação mínima para obtenção do certificado, este poderá se inscrever novamente no Exame e tentar a aprovação na segunda tentativa.