Cursos de Mestrado

Com duração média de dois anos, o mestrado é considerado um
curso stricto que tem por objetivo fornecer conhecimento aprofundado
referente a graduação escolhida pelo estudante.

Encontre
seu curso
Compre o seu
Estude com

Mestrado

Segundo a Portaria MEC nº 389, de 23 de março de 2017, a modalidade deve contribuir para a capacitação de profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais, profissionais e do mercado de trabalho. Sendo assim, o mestrado é voltado para pessoas que desejam crescer no meio acadêmico ou aprimorar competências consideradas essenciais para o exercício profissional.

Quem pode fazer mestrado?

Para realizar o mestrado é necessário que estudante tenha concluído alguma graduação e possua o diploma de nível superior, segundo a Resolução nº 1/2007 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Como funciona?

O mestrado é considerado uma excelente escolha para aqueles que se identificam com a profissão de docente ou com o ramo de pesquisa. Sendo assim, os interessados podem se candidatar a uma vaga tanto no Brasil como no exterior. Em geral, o processo seletivo ocorre da seguinte forma.

• - Inscrição
  • - Provas ( pode ou não ter)
  • - Currículo acadêmico e profissional
  • - Pré-Projeto ou Memorial
  • - Entrevista (pode ou não ter)
  • - Resultado

Quem pode fazer mestrado?

Diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional

Ambos os tipos de mestrados exigem do estudante pesquisa científica. No entanto, o mestrado profissional possui algumas diferenças em sua metodologia de ensino. Sendo assim, diferente do mestrado acadêmico, em que o estudo e mais aprofundado e o objetivo é desenvolver o conhecimento do estudante para dar início a pesquisa científica ou seguir carreira na docência, o mestrado profissional tem como finalidade ministrar conhecimentos alinhados às necessidades do mercado de trabalho com foco especial nos segmentos de pesquisa e inovação, fatores cruciais aplicados ao desenvolvimento de tecnologias e produtos.

Acadêmico
Profissional

Entenda as maiores diferenças

O mestrado profissional e voltado para a criação de soluções que possam impactar positivamente o meio empresarial. Já o mestrado acadêmico, a finalidade é enfatizar o conhecimento e contribuir para o aumento e disseminação de temas relevantes para a sociedade e meio educacional.
Por fim, as duas modalidades de mestrados desenvolve no estudante, uma visão crítica e inovadora acerca de determinada situação ou problema.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para todos os cursos

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% de desconto.