loading

Aguarde, carregando...

Como funciona o Intercâmbio

Como fazer intercâmbio

Criado em 1970, os cursos tecnólogos, conhecido também como
curso superior de tecnologia, é uma graduação voltada para pessoas
que desejam ingressar cedo na vida profissional.
1
Encontre
seu curso
2
Compre o seu
Voucher
3
Estude com
desconto até o final

Intercâmbio

No século XIX, os filhos das famílias ricas da Europa realizavam viagens a outros países com o objetivo de estudar nas melhores faculdades fora de sua pátria de origem e aprimorar o conhecimento acerca da cultura, costumes e idioma de determinada nação. Com o passar dos anos, a prática ficou conhecida como intercâmbio e se popularizou em diversos países. Com a modernização dos transportes e evolução dos meios de comunicação, a realização de viagens para outras nações se tornaram cada vez mais comum e acessível para a classe média, deixando de ser um privilégio somente daqueles com maior poder aquisitivo.

Como funciona o Intercâmbio

Viajar, adquirir novos conhecimentos, praticar outros idiomas e conhecer pessoas e culturas diferentes, pode ser uma das experiências mais incríveis na vida de um ser humano. No entanto, é muito comum que os interessados em realizar um intercâmbio, não saiba como funciona essa prática. Veja a abaixo cada etapa e os tipos de intercâmbio que existem.

  • O aluno deverá escolher um curso no exterior e fazer sua matrícula por meio de uma agência de intercâmbio em seu país de origem. Os documentos necessários para isso são: passaporte, visto, carta de aceitação da escola/faculdade, cartão de vacina, extrato bancário e cópia da passagem ida e volta;
  • No decorrer do curso, o estudante poderá ficar hospedado na instituição de ensino ou residência de alguma família local;
  • Dependendo do tipo de intercâmbio, o aluno poderá ter refeições inclusa ou não;
  • O intercambista em seu primeiro dia de aula deverá realizar um teste escrito e oral com o objetivo de ser encaminhado para uma turma adequada;
  • Ao término do cursos, o estudante receberá o certificado de conclusão de curso.

Tipos de Intercâmbio

Intercâmbio Tradicional

Nesta modalidade, o objetivo do intercâmbio é fornecer ao estudante o aprimoramento ou aprendizado de um novo idioma. Geralmente, esse tipo de intercâmbio é feito por pessoas com nível básico e intermediário em determinada língua. O tempo de duração para o conhecimento de outro idioma pode variar de um mês a um ano. Quanto ao valor, o mesmo irá variar de país ou escola em que o aluno irá estudar.

Au Pair

Au Pair é uma expressão francesa que significa “ao par” ou “igual”. Esta modalidade de intercâmbio é indicada para homens e mulheres com idade entre 18 e 26 anos que desejam permanecer um período de tempo maior em determinado país. Como o nome já propõem, o interessado em participar desse programa terá de conviver com uma família durante um ano no país escolhido. Além disso, o estudante deverá ajudar nos afazeres de casa e cuidar das crianças da família, auxiliando nas atividades escolares e práticas de lazer. Pode parecer trabalho escravo, mas não é. No decorrer da estadia, o intercambista é remunerado e poderá realizar qualquer curso no durante o programa. Vale lembrar, que este é considerado por muitos, uma das modalidades de intercâmbio mas econômicas.

Work and Travel

A modalidade Work and Travel (Trabalhar e Viajar) é um dos tipos de intercâmbios que permite o estudante ir para outro país sem a necessidade de estar vinculado à uma instituição de ensino, ou seja, o aluno poderá viajar através de programas de trabalho ou projetos sociais.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para todos os cursos

Aqui no Clube de Bolsas, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta.
E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% de desconto.

1 Encontre seu
curso
2 Compre o seu
Voucher
3 Estude com
desconto até o final

Quer ficar por dentro de novas bolsas e
informações sobre o curso?
Quer ficar por dentro de novas bolsas e
informações sobre o curso?

Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?