Teologia

CURSO DE Teologia GUIA COMPLETO

Ao optar por cursar teologia, é importante saber que cada instituição possui uma diretriz diferente para o curso, já que todas as religiões possuem sua própria teologia, ou seja, possui doutrinas diferentes umas das outras.

Atualmente a maioria das faculdades no Brasil escolhem o estudo da teologia cristã, mas existem várias outras possibilidades para se especializar. Por isso, antes de se decidir, faça uma boa pesquisa na grade curricular do curso em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Duração do curso de Teologia:

O bacharelado dura 4 anos, contendo 8 semestres.

A licenciatura dura 3 anos, contendo 6 semestres.

Estágio obrigatório:

200 horas, em média

Diferenças entre o bacharelado e a licenciatura em Teologia

As diferenças entre o bacharel e a licenciatura são as áreas de atuação e a grade curricular. O licenciado em Teologia é preparado para ser professor de crianças e jovens, lecionando para educação infantil, ensino fundamental, médio ou educação de adultos, por isso a grade dessa especialização contém matérias de cunho pedagógico, como psicologia da educação. Já o bacharel permite áreas de atuação mais amplas como ONGs, instituições religiosas e pesquisas.

Em média, 4 anos

O curso de Teologia estuda questões relacionadas a fé e a capacidade do homem em acreditar numa determinada divindade de uma religião. O curso instiga o aluno a refletir sobre o ser humano na visão da fé, sobre o sentido da vida e entre outras questões.

Para não ter erros na escolha, é preciso saber as diferenças entre ciências da religião e teologia. Enquanto teologia é a análise da fé, o curso de ciências da religião é o estudo dos fenômenos religiosos, ou seja, é o estudo da religião e seus impactos na história da humanidade, buscando entender as crenças como uma característica sociocultural da sociedade.

Um teólogo atua na área da religião. Dar aulas, escrever livros e apostilas, participar de debates, realizar palestras e conferências, prestar consultorias em diversos ambientes de formação ou cunhos religiosos, são algumas das funções de um teólogo.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC), um teólogo deve:

• Compreender os conceitos pertinentes ao campo específico do saber teológico, segundo sua Tradição, e estabelecer as devidas correlações entre estes e as situações práticas da vida;
  • Compreender a construção do fenômeno humano e religioso sob a ótica da contribuição teológica, e refletir criticamente sobre a questão do sentido da vida;
  • Analisar, refletir, compreender e descrever criticamente os fenômenos religiosos, articulando a religião e outras manifestações culturais, apontando a diversidade dos fenômenos religiosos em relação ao processo histórico-social;
  • Promover a reflexão, a pesquisa, o ensino e a divulgação do saber teológico;
  • Compreender a dimensão da transcendência como capacidade humana de ir além dos limites que se experimentam na existência;
  • Elaborar e desenvolver projetos de pesquisa dentro das exigências acadêmicas;
  • Perceber as dinâmicas socioculturais, tendo em vista a interpretação das demandas dos diversos tipos de organizações sociais e religiosas e dos diferentes públicos

Carreira em Teologia

Um teólogo interfe construtivamente na sociedade na perspectiva de transformação da realidade e na valorização da fé de cada ser humano. Com isso, os teólogos podem ocupar postos administrativos em seminários, colégios e universidades. Podem ainda praticar obras sociais que envolvam escolas, hospitais, creches e presídios.

Esse profissional é importante para estudos sociológicos e antropológicos, podendo atuar juntamente com ambas as áreas, contribuindo com os seus conhecimentos sobre o impacto da fé na sociedade, nas escolhas que um indivíduo faz se baseando em sua religião e entre muitos outros aspectos que envolvem a capacidade de crer.

Ao contrário do que muitos pensam, a teologia abre portas interessantes para áreas de atuação:

• O teólogo com a formação em licenciatura pode trabalhar como professor, dando aulas de religião ou ética para ensino fundamental ou médio. Dependendo, pode dar aulas também em universidades.
  • Os teólogos podem assessorar ONGs como agentes comunitários para atuar efetivamente na sociedade. Uma ONG que pretende fazer uma ação em regiões da África por exemplo, precisa da consultoria de um teólogo que tenha conhecimento sobre as crenças daquela região para que o trabalho desenvolvido respeite a religião daquelas comunidades.
  • Em serviços de capelania em hospitais, área militar, penitenciária, entre outros.
  • Pode atuar também como pesquisador, podendo ser escritor e publicando artigos para a comunidade teológica.

O curso de Teologia tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Teologia

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 72% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Teologia :

Lista das principais competências de um profissional da área de Teologia

As principais características do profissional de Teologia são:

Bolsas do curso de Teologia em: