Segurança do Trabalho

CURSO DE Segurança do Trabalho GUIA COMPLETO

Durante o curso, o estudante irá aprender sobre ergonomia, higiene, administração e a comunicar-se de maneira eficiente na forma escrita e oral. Ainda na vida acadêmica, o aluno irá desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos princípios técnicos e éticos referentes ao curso e a área de atuação do profissional, além de poder estagiar em diversos setores que necessitem dos conhecimentos em Segurança do Trabalho, tais como: mecânica, química, petróleo, civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos, agroindústria, administração industrial entre outros.

Em média, 2 anos

Oferecido em universidades públicas e privadas, o curso de Segurança do Trabalho é voltado para estudantes que desejam trabalhar na prevenção de acidentes e danos à saúde do trabalhador, tendo como base uma formação ampla, humanista e reflexiva.

Sendo assim, o curso tem por objetivo formar profissionais capacitados a se adaptarem as diferentes áreas no exercício profissional e a desenvolverem planos de contenção de acidentes, cursos, palestras e orientações sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.

A área de atuação para o profissional formado em Segurança do Trabalho abrange vários setores ligados a gestão de pessoas, segurança e planejamento. Deste modo, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em hospitais, siderúrgicas, fábricas automobilísticas, construtoras, hidrelétricas, terceiro setor, entre outros.

Para os profissionais desta área, é comum que no decorrer de sua jornada acabem criando seu próprio negócio, já que com o conhecimento obtido e desenvolvido no mercado de trabalho, as chances de criarem uma empresa de sucesso são muitas, além disso, a área de atuação pode se estender para: Universidades, emissoras de tv, ONGS e etc.

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Segurança do Trabalho pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas das principais atividades exercidas na profissão.

• Fazer avaliações ambientais
  • Analisar as condições de segurança e saúde no local de trabalho
  • Elaborar laudos sobre insalubridade ou periculosidade
  • Participar de perícias trabalhistas
  • Criar projetos de prevenção de acidentes e promoção da saúde
  • Desenvolver ações educativas e mobilizar os funcionários
  • Proteger o trabalhador de riscos com máquinas e estruturas
  • Mapear os perigos de acidentes pessoais, ambientais e materiais
  • Fazer cumprir os métodos e técnicas orientados na legislação
  • Garantir o uso do equipamento de proteção
  • Criar equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos das empresas

O curso de Segurança do Trabalho tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Segurança do Trabalho

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 67% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Segurança do Trabalho :

Lista das principais competências de um profissional da área de Segurança do Trabalho

As principais características do profissional de Segurança do Trabalho são:

Bolsas do curso de Segurança do Trabalho em: