CURSO DE Química GUIA COMPLETO

Química é uma ciência tão variada quanto fabulosa, que estuda tudo o que existe, no sentido mais material mesmo. Ela estuda a matéria, analisando suas propriedades, verificando como é constituída e procurando conhecer as energias envolvidas nas interações matéria-matéria.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Química. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Ciências Exatas

O curso de Química estuda os elementos químicos, suas composições, variações e como eles podem ser úteis para o desenvolvimento de diversas coisas vitais para a vida. Durante a graduação é muito comum a prática contínua com laboratórios, só assim o aluno irá aprender sobre reações, composições, experimentos e etc. O curso é da área de exatas, por isso os cálculos são bem presentes durante os estudos de um aluno de química.

Durante o curso, os alunos irão aprender a reconhecer a Química como uma construção humana, além também de compreender os conceitos, leis e princípios da Química. A graduação irá abordar as 4 grandes áreas da química, são elas: química orgânica, química inorgânica, química analítica e físico-química.

Para entender melhor o que se estuda no curso de Química, o Ministério da Educação (MEC) instituiu 3 bases que a formação deve seguir e quais são os conhecimentos que os alunos deverão adquirir em cada uma, sendo elas:

• Matemática: Álgebra, funções algébricas de uma variável, funções transcendentes, cálculo diferencial e integral, sequências e séries, funções de várias variáveis, equações diferenciais e vetores.

• Física: Leis básicas da Física e suas equações fundamentais. Conceitos de campo (gravitacional, elétrico e magnético). Experimentos que enfatizem os conceitos básicos e auxiliem o aluno a entender os aspectos fenomenológicos da Física.

• Química (Teoria e laboratório): propriedades físico-químicas das substâncias e dos materiais; estrutura atômica e molecular; análise química (métodos químicos e físicos e controle de qualidade analítico); termodinâmica química; cinética química; estudo de compostos orgânicos, organometálicos, compostos de coordenação, macromoléculas e biomoléculas; técnicas básicas de laboratório.

O químico é o profissional que está presente na produção de praticamente tudo o que consumimos no nosso dia-a-dia. Esse profissional lida com todos os tipos de produção que necessitem passar por um processo químico como cosméticos, alimentos, produtos fármacos, pilhas e baterias, tintas, indústria petrolífera e entre outros. Tudo precisa passar pelas mãos do químico, que irá garantir que o produto seja eficaz e que seu uso não seja cause malefícios a quem usar.

Através da licenciatura, é possível se tornar professor de química, atuando nas salas de aula, em ensino médio ou educação de adultos. Realizando especializações (como mestrado, por exemplo) pode chegar a atuar como professor de faculdades e universidades.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) um químico deve:

• Saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlar variáveis, identificar regularidades, interpretar e proceder a previsões.

• Saber conduzir análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais.

• conhecer os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as potencialidades e limitações das diferentes técnicas de análise.

• Saber realizar síntese de compostos, incluindo macromoléculas e materiais poliméricos.

• Ser capaz de efetuar a purificação de substâncias e materiais; exercendo, planejando e gerenciando o controle químico da qualidade de matérias-primas e de produtos.

• Saber determinar as características físico-químicas de substâncias e sistemas diversos.

• Ter noções dos principais processos de preparação de materiais para uso da indústria química, eletrônica, óptica, biotecnológica e de telecomunicações modernas.

• Saber elaborar projetos de pesquisa e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação.

• Saber atuar em laboratório químico e selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes.

Carreira em Química

As principais áreas de atuação dos profissionais em química são em laboratórios, controle de produção e qualidade, operação e supervisionamento de processos químicos, saneamento básico, indústrias petrolíferas e de combustíveis, desenvolvimento de produtos, tratamento de resíduos, ou pode exercer até mesmo na área de química forense. Além também de áreas relacionadas ao controle ambiental, de higiene sanitária e de análises clínicas.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Químico, confira:

• Alimentos e bebidas;

• Celulose e Papel;

• Borrachas;

• Biocombustíveis;

• Petróleo;

• Cosméticos;

• Petroquímica (Petróleo, gás natural e gás de xisto);

• Saneantes (produtos de limpeza);

• Têxtil;

• Meio Ambiente;

• Farmoquímicos;

• Professor de química (especialização em licenciatura em química).

O curso de Química tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Química

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 72% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Química :

Lista das principais competências de um profissional da área de Química

As principais características do profissional de Química são:

• Facilidade com cálculos
  • Funcionar sob pressão
  • Gostar de desafios
  • Senso crítico
  • Dinamismo
  • Visão espacial
  • Agir com paciência
  • Capacidade de decisão
  • Pensamento rápido e objetivo