CURSO DE Nutrição GUIA COMPLETO

Se você perceber que é atraído por carreiras da área da saúde e que gosta de temas relacionados com alimentação, a Nutrição pode ser a carreira certa!

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Nutrição. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Em média, 4 anos

No curso de nutrição, o aluno irá estudar os valores nutricionais dos alimentos e seu impacto na saúde das pessoas. Um nutricionista compreende a reação dos alimentos no corpo, por isso o profissional de Nutrição é quem planeja e instrui práticas para uma boa alimentação conforme a necessidade de seus pacientes.

O profissional da área de Nutrição visa a alimentação saudável, promovendo ações de prevenção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. O curso é dividido em 4 áreas de conhecimento: Ciências biológicas e da saúde, ciências sociais, humanas e econômicas, ciências da alimentação e nutrição e ciências dos alimentos.

O nutricionista é responsável pela segurança alimentar e a atenção dietética, em todos os ambientes que tenham necessidade de consultoria nutricional. Os locais de trabalho mais comuns de um nutricionista são as clínicas e hospitais, atendendo pacientes com necessidades nutricionais, em indústrias alimentícias, na supervisão do manuseamento dos alimentos, e na área gastronômica, contribuindo para montagem de cardápios.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um profissional em Nutrição, confere aqui :

• Clínicas e hospitais – Aqui existe a possibilidade de duas atuações. A primeira é o atendimento de pacientes que possuam necessidade de dietas específicas, em hospitais, clínicas ou consultórios particulares. A segunda atuação é prescrever a dieta de pacientes que estejam em tratamento no local, considerando no planejamento dietético os medicamentos que cada paciente tem recebido, alimentos que o paciente pode ou não consumir devido ao tratamento etc. A função de prescrever dietas, auxiliando na escolha e preparo dos alimentos pode também ser exercida em escolas, asilos, restaurantes, hotéis e entre outros.

• Indústrias alimentícias - Realiza ações de seleção de alimentos, acompanhando e orientando as atividades de controle de qualidade higiênico-sanitárias no processo de produção de refeições e alimentos. Também acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Controle de gastos e organização dos alimentos, são também uma função importante do nutricionista industrial.

• Nutrição esportiva – Aqui o nutricionista irá planejar as refeições de atletas de diferentes modalidades. O profissional irá estudar o quanto de energia que o atleta gasta e com isso saber o que ele deve comer para melhor desempenho.

O curso de Nutrição tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Nutrição

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 80% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Nutrição :

Lista das principais competências de um profissional da área de Nutrição

As principais características do profissional de Nutrição são:

• Facilidade de aprendizagem
  • Agilidade e proatividade
  • Não sentir aversão facilmente
  • Ser resiliente
  • Dinamismo
  • Capacidade de atenção
  • Pensamento rápido e objetivo
  • Habilidade com pessoas
  • Capacidade de Liderança