Gestão Comercial

CURSO DE Gestão Comercial GUIA COMPLETO

O objetivo da Gestão Comercial é aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, tais como serviços, varejo e atacado.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Gestão Comercial. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

2 anos e meio

No curso de Gestão Comercial, o aluno irá entender a importância da área de vendas para as empresas, por isso a carreira do tecnólogo dessa área é como vendedor, representante comercial, gerente comercial ou diretor comercial em diversas áreas, com isso, o curso é voltado para o aprendizado de técnicas de comercialização.

Gestão comercial é uma das áreas da administração, isso quer dizer que o futuro aluno vai estudar processos administrativos, porém voltados para a atuação em gestão comercial. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de desenvolver relacionamentos com público interno e externo, com visão prospectiva, proativa e sistêmica no gerenciamento de negócios.

As matérias básicas são administração, economia, ética e contabilidade, e as específicas são voltadas para as estratégias de vendas e entendimento do mercado, como promoção de vendas, gestão financeira, sistemas de crédito, negócios eletrônicos, pesquisas de mercado, negociação, custos e logística.

O gestor comercial é o profissional que dirige e coordena as atividades relacionadas a comercialização e venda de produtos ou serviços de uma empresa ou instituição.

De uma forma geral, o gestor comercial é o responsável pela definição da política de vendas, planejamento de estratégias comerciais para a empresa e otimização de vendas do produto, melhorando assim o desempenho da empresa no mercado e, consequentemente, nos lucros.

Esse profissional, além de dominar a gestão de pessoas e técnicas de negociação, deve conhecer também o público do produto ofertado, o que engloba conhecimentos de marketing, e estar atualizado sobre o mercado de vendas e as necessidades financeiras da instituição da qual ele trabalha, o que abrange seus conhecimentos financeiros.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) um gestor comercial deve:

• Identificar oportunidades e compreender a cadeia de negócios;

• Interpretar cenários para tomada de decisões;

• Planejar, organizar, dirigir e controlar negócios;

• Gerir estrategicamente a área comercial;

• Elaborar análises comerciais com base nas demandas e oportunidades de mercado; implementar planejamento e processo de marketing e vendas;

• Definir preços, pautando-se em aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente;

• Analisar demonstrativos financeiros e de mercado;

• Exercer as práticas de negociação em seu cotidiano;

• Gerenciar e capacitar equipes;

• Realizar vistoria, perícia, avaliação, laudo e emissão de parecer técnico.

Carreira em Gestão Comercial

O profissional em Gestão Comercial trabalha diretamente com o setor de vendas e área de comercialização de uma empresa, podendo contribuir com importações e exportações.

Em empresas de pequeno, médio e grande porte o gestor comercial pode ser responsável pela administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e, no planejamento e controle de resultados, além de outras técnicas associadas ao comércio de varejo.

O curso de Gestão Comercial tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Gestão Comercial

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 80% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Gestão Comercial :

Lista das principais competências de um profissional da área de Gestão Comercial

As principais características do profissional de Gestão Comercial são:

Bolsas do curso de Gestão Comercial em: