Farmácia

CURSO DE Farmácia GUIA COMPLETO

As diferenças entre o bacharel e o técnico são as áreas de atuação e a grade curricular. O técnico é preparado para executar funções mais operacionais e específicas e a grade não abrange todas as matérias. Já o bacharel, possui a grade curricular completa e permite áreas de atuação com funções mais avançadas, já que o bacharelado é curso superior.

Ambos os profissionais podem atuar nos mesmos lugares, porém é o bacharel que exerce o planejamento e supervisão e o técnico desempenha a função operacional.

Em média, 2 a 4 anos

O curso de Farmácia forma farmacêuticos, profissionais que lidam com substâncias e compostos presentes em cosméticos, remédios, alimentos e entre outros. Segundo diretrizes do MEC, as bases do aprendizado do aluno de Farmácia são: cuidado em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão em saúde.

Durante o curso o aluno terá bastante contato com laboratórios práticos, estudo de química e biologia, operando manipulações químicas, análises toxicológicas e clínicas, controle de qualidade de fármacos etc.

O farmacêutico é o profissional da área de saúde, com formação centrada nos fármacos, em análises clínicas e toxicológicas, em cosméticos, alimentos e medicamentos. Ele presta assistência farmacêutica, utilizando medicamento e outros meios como instrumentos para a prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde.

O farmacêutico não atua apenas em farmácias e drogarias. Ele também é responsável pela análise, produção e controle de qualidade de produtos na fabricação de remédios, cosméticos e alimentos. A função de um farmacêutico é essencial pois, é ele quem irá entender a composição de remédios para todos os tipos de tratamento, e com isso saberá indicar o melhor com base no histórico do paciente, por exemplo.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um farmacêutico são:

• Pesquisar, desenvolver, inovar, produzir, controlar e garantir a qualidade de produtos.
  • Avaliação e o manejo da farmacoterapia, com base em raciocínio clínico, considerando a necessidade, prescrição, efetividade, segurança, comodidade, acesso, adesão e custo.
  • Elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, pactuado com o paciente e/ou cuidador
  • Realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, para fins de complementação de diagnóstico e prognóstico.

Carreira em Farmácia.

O Farmacêutico contribui para a área da saúde por meio do controle de fármacos e composições químicas de alimentos, cosméticos e medicamentos. Esse profissional é essencial para a produção de todos os produtos que consumimos diariamente, pois ele é o responsável por manusear corretamente os componentes, avaliando as reações químicas, realizando testes de prevenção, etc.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Farmacêutico, confere aqui 😊:

• Acupuntura
  • Administração de laboratório clínico
  • Administração farmacêutica
  • Administração hospitalar
  • Análises clínicas
  • Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares
  • Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência
  • Auditoria farmacêutica
  • Bacteriologia clínica
  • Banco de cordão umbilical
  • Banco de leite humano
  • Banco de sangue
  • Banco de Sêmen
  • Banco de órgãos
  • Biofarmácia
  • Biologia molecular
  • Bioquímica clínica
  • Bromatologia
  • Citologia clínica
  • Citopatologia
  • Citoquímica
  • Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental
  • Controle de vetores e pragas urbanas
  • Cosmetologia
  • Exames de DNA
  • Farmacêutico na análise físico-química do solo
  • Farmácia antroposófica
  • Farmácia clínica
  • Farmácia comunitária
  • Farmácia de dispensação
  • Fracionamento de medicamentos
  • Farmácia dermatológica
  • Farmácia homeopática
  • Farmácia hospitalar
  • Farmácia industrial
  • Farmácia magistral
  • Farmácia nuclear (radiofarmácia)
  • Farmácia oncológica
  • Farmácia pública
  • Farmácia veterinária

O curso de Farmácia tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Farmácia

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 83% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Farmácia :

Lista das principais competências de um profissional da área de Farmácia

As principais características do profissional de Farmácia são:

• Facilidade de aprendizagem
  • Agilidade e proatividade
  • Não sentir aversão facilmente
  • Ser resiliente
  • Dinamismo
  • Capacidade de atenção
  • Pensamento rápido e objetivo
  • Habilidade com pessoas
  • Capacidade de Liderança