Engenharia de Software

CURSO DE Engenharia de Software GUIA COMPLETO

O engenheiro com esta formação dedica-se ao desenvolvimento de softwares e programas computacionais. É sua responsabilidade desenhar e testar novos programas, além de fazer sua manutenção e revisão.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Engenharia de Software. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Ciências Exatas

Com duração média de quatro anos, o curso de Engenharia de Software é voltado para ciências exatas e da terra. Oferecido em universidades públicas e privadas, o curso é direcionado para estudantes que desejam trabalhar no desenvolvimento e planejamento de softwares e hardwares.

A graduação em si, irá exigir do estudante conhecimento sobre algoritmos, banco de dados, computadores, sistemas operacionais entre outras disciplinas que serão abordadas no decorrer da vida acadêmica. Durante o curso, o aluno irá desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos princípios técnicos e éticos referentes ao curso e a área de atuação do profissional.

Ainda na vida acadêmica, o estudante terá a chance de estagiar em diversas áreas que necessitem dos conhecimentos em Engenharia de Software, tais como: Escritórios, hospitais, agências de marketing, usinas hidrelétricas, supermercados e etc.

A área de atuação para o profissional formado em Engenharia de Software abrange vários setores ligados a tecnologia, programação, manutenção de CPU e etc. Sendo assim, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em agências de publicidade, editoras, jornais, empresas mobiliarias, escritórios, fábricas automobilísticas, museus entre outros.

Para os profissionais desta área, é comum que no decorrer de sua jornada acabem criando seu próprio negócio, já que com o conhecimento obtido e desenvolvido no mercado de trabalho, as chances de criarem uma firma de sucesso são muitas, além disso, a área de atuação pode se estender para: Universidades, bancos, construtoras e vários outros ramos que tenham necessidade do conhecimento no ramo.

Carreira de um graduado em Engenharia de Engenharia de Software

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Engenharia de Software pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

• Desenvolvimento de bancos de dados

• Desenvolvimento de programas técnico/científicos

• Desenvolvimento de software

• Desenvolvimento de jogos

• Desenvolvimento de sistemas de gerenciamento para empresas

• Desenvolvimento de sistemas de apoio à área de medicina

• Administração e gestão de grandes, médias e pequenas empresas

• Consultor de Suporte Técnico

• Analista de Sistemas

• Gerente de Arquitetura da Informação

• Consultor de Administração de Banco de Dados

O curso de Engenharia de Software tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Engenharia de Software

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 65% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Engenharia de Software :

Lista das principais competências de um profissional da área de Engenharia de Software

As principais características do profissional de Engenharia de Software são:

• Facilidade com cálculos
  • Funcionar sob pressão
  • Gostar de desafios
  • Senso crítico
  • Dinamismo
  • Visão espacial
  • Agir com paciência
  • Capacidade de decisão
  • Pensamento rápido e objetivo