Engenharia de Controle e Automação

CURSO DE Engenharia de Controle e Automação GUIA COMPLETO

O curso de Engenharia de Controle e Automação forma profissionais capacitados para atuar com os equipamentos utilizados na indústria, projetando, operando, gerenciando e dando a manutenção adequada.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Engenharia de Controle e Automação. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Ciências Exatas

O curso de Engenharia de Controle e Automação pode ser chamado também de Engenharia Mecatrônica em algumas instituições de, devido as matérias e as funções tão parecidas. Porém existe uma pequena diferença entre as duas áreas, que podem ou não se fundirem em um só curso: Engenharia Mecatrônica possui foco maior na mecânica, já a Engenharia de Controle e Automação é mais voltada para elétrica.

Durante o curso, o aluno terá sólida formação nas áreas básicas que compõe a estrutura do curso, Mecânica, Eletrônica e Computação, com matérias relacionadas também a Programação, Informática Industrial, Máquinas Inteligentes e Eletrônica Embarcada.

A teoria se une com a prática nos laboratórios de automação, robótica e instrumentação. A elétrica é muito presente no curso com as matérias de circuitos, eletrônica, microcontroladores e entre outros.

O avanço da tecnologia e a demanda por cada vez mais avanço nessa área tem marcado os dias atuais. O que faz do engenheiro de controle e automação um profissional cada vez mais requisitado pelas indústrias de diversos segmentos, devido a sua capacidade de atuação em tecnologias e inovações.

O engenheiro desta área projeta e opera equipamentos usados nos processos produtivos industriais, voltado sempre para a automatização através de conhecimentos específicos de elétrica. Ele é responsável também pela programação das máquinas e a adaptação de softwares nesses processos industriais.

Na área da robótica esse profissional pode projetar e programar robôs industriais utilizados nos processos de fabricação e desenvolver máquinas programadas por computador para a fabricação de peças e componentes mecânicos.

Carreira em Engenharia de Controle e Automação:

Os setores que mais empregam engenheiros de controle e automação são as grandes indústrias que dependem de maquinários de inteligência artificial para a produção e otimização em processos de fabricação. Atua na automatização de equipamentos e sistemas de produção, desenvolve programas de instrumentação eletroeletrônica e de máquinas.

As indústrias das áreas de automobilística, aeronáutica, petrolífera, computação, robótica, manufatura, indústria portuária e domótica, demandam sistemas robóticos nos processos de fabricação, por isso essas são as áreas de atuação que mais empregam engenheiros de controle e automação.

Algumas áreas de atuação do engenheiro de controle e automação:

Infraestrutura: Aqui o engenheiro desenvolve sistemas de conversão e conservação de energia, drenagem e irrigação, além de realizar diagnósticos energéticos.

Controle e automação: Trabalhar diretamente com o sensoriamento, controle e automação de sistemas, na monitoração de equipamentos, máquinas, dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos.

Tecnologia: Geralmente nos setores agropecuários. Criar métodos de aproveitamento de produtos, que envolvem desde o acondicionamento a conservação de produtos.

O curso de Engenharia de Controle e Automação tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Engenharia de Controle e Automação

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 87% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Engenharia de Controle e Automação :

Lista das principais competências de um profissional da área de Engenharia de Controle e Automação

As principais características do profissional de Engenharia de Controle e Automação são:

• Facilidade com cálculos
  • Funcionar sob pressão
  • Gostar de desafios
  • Senso crítico
  • Dinamismo
  • Visão espacial
  • Agir com paciência
  • Capacidade de decisão
  • Pensamento rápido e objetivo