Engenharia Civil

CURSO DE Engenharia Civil GUIA COMPLETO

Desenvolvida para garantir segurança durante as construções, obras e reformas, a faculdade de Engenharia Civil tem como objetivo formar profissionais que saibam elaborar projetos, bem como executar e fiscalizar obras a fim de garantir a segurança da população.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Engenharia Civil. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!

Tipos de formação
    bacharelado
    Bolsas de estudos
    até 4500% de desconto
    Duração
    5 anos
  • Área de conhecimento
    Área do conhecimento
    Ciências Exatas

DETALHES DO CURSO

O curso de Engenharia Civil forma engenheiros especializados em edificações - prédios, casas, estradas, pontes, aeroportos, túneis, fábricas, usinas e estruturas em geral – através de conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais.

Todo curso de Engenharia, independentemente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade, que nesse caso é a Civil.

O curso é predominantemente de exatas. Cálculo, matemática e física são as matérias mais presentes durante a graduação. Mas é uma formação que deve ampliar todos os âmbitos da construção de estruturas, por isso o estudante de Engenharia Civil também terá contato com ciência dos materiais, estruturas de concreto armado, instalações elétricas, etc.

ONDE PODE TRABALHAR

Um engenheiro civil irá conceber, planejar e embasar tudo o que for pertinente a infraestruturas de obras em diversas escalas, desde pontes a prédios, garantindo que a construção dessas estruturas esteja sendo executada corretamente, através de cálculos de pesos e medidas, da coordenação do uso de materiais de construção, direcionamento dos construtores, realizando também a interpretação de desenhos arquitetônicos, tudo para que as estruturas de uma cidade sejam seguras e eficazes.

O Clube de Bolsas separou algumas funções de um Engenheiro Civil, confere aqui 😊:

• Construção civil:

A área de atuação mais comum do engenheiro. Aqui o profissional irá exercer a profissão diretamente com as construções, dentro do planejamento e supervisão, lidando com materiais de construção e processos construtivos.

• Materiais de construção:

Esse engenheiro busca basicamente estudar as características dos materiais utilizados na construção civil e suas aplicações, além de trabalhar na busca de novas tecnologias de instrumentos para construções.

• Cálculo estrutural:

Trabalhando em escritórios juntamente com o engenheiro de construção civil, nessa área o profissional irá realizar cálculos que atinjam os requisitos de resistência de estruturas metálicas, de madeira e entre outros, além de planejar a resistência de pontes, prédios, e outras estruturas.

• Geotecnia:

Essa área possui foco na mecânica dos solos, ou seja, o engenheiro geotécnico é o profissional que irá trabalhar nas escavações, fundações, movimentações de terra, barragens de terra e com todas as informações geográficas pertinentes para a construção.

GRADE CURRICULAR

O curso de Engenharia Civil tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

Acessar grade curricular

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Engenharia Civil

Aqui no Clube de Bolsas, você encontra todas as informações que precisa para escolher o curso que mais gosta.
E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 4500% de desconto.

1 Encontre seu
curso
2 Compre o seu
Voucher
3 Estude com
desconto até o final

Cursos relacionados ao curso de Engenharia Civil :

Administração Direito Enfermagem Medicina Enfermagem Medicina

Quer ficar por dentro de novas bolsas e
informações sobre o curso ?
Quer ficar por dentro de novas bolsas e
informações sobre o curso?

Lista das principais competências de um profissional da área de Engenharia Civil

As principais características do profissional de Engenharia Civil são:

• Criatividade
  • Facilidade com cálculos
  • Funcionar sob pressão
  • Visão crítica
  • Gostar de desafios
  • Ser estrategista
  • Senso crítico
  • Dinamismo
  • Visão espacial
  • Agir com paciência
  • Capacidade de decisão
  • Pensamento rápido e objetivo
  • Habilidade com pessoas
  • Visão sistemática
  • Controle emocional
  • Raciocínio lógico apurado

Lista completa de competências de todas as profissões! Veja aqui.

Bolsas do curso de Engenharia Civil em: