CURSO DE Educação Física GUIA COMPLETO

Em Educação Física se estuda a relação do corpo humano com as atividades físicas, entendendo as reações e necessidades do corpo dentro da prática de esportes, musculação, entre outras atividades.

O curso possui formação em diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de articular quatro vertentes: Cultura, movimento, corpo e ambiente. Então, apesar do estudo intenso de anatomia e fisiologia, o aluno verá também algumas matérias voltadas para a antropologia e sociologia.

O profissional de Educação Física é responsável por planejar e realizar treinamentos e atividades físicas a partir de estudos sobre as expectativas, necessidades e limites dos clientes e/ou alunos.

Um Educador Físico é o profissional que motiva a adoção de um estilo de vida saudável através da prática de esportes e exercícios, instruindo qual atividade fazer e como fazer, de forma os objetivos do aluno sejam alcançados. Uma pessoa que entra na academia para emagrecer, por exemplo, será instruída pelo educador físico que irá planejar e aplicar os melhores exercícios para emagrecimento.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um educador físico são:

• Conhecer e compreender a realidade social para nela intervir, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, com foco nas diferentes modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando o enriquecimento da sociedade, para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente saudável.

• Intervir nos campos da prevenção de problemas de agravo da saúde; promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Carreira em Educação Física:

O Educador Físico é responsável pelo conhecimento, planejamento e supervisionamento da realização de esportes, exercícios e diversas modalidades de atividade física, evitando possíveis lesões e ajudando os alunos a alcançarem seus objetivos.

Trabalha geralmente em academias, centros recreativos ou de treinamento de esportes, academias especializadas em uma modalidade (academias de dança, escolinhas de futebol, etc) ou lecionando para crianças e adolescentes de ensino infantil e médio (atuação exclusiva do licenciado em Educação Física).

O curso de Educação Física tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Educação Física

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 81% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Educação Física :

Lista das principais competências de um profissional da área de Educação Física

As principais características do profissional de Educação Física são:

• Facilidade de aprendizagem
  • Agilidade e proatividade
  • Não sentir aversão facilmente
  • Ser resiliente
  • Dinamismo
  • Capacidade de atenção
  • Pensamento rápido e objetivo
  • Habilidade com pessoas
  • Capacidade de Liderança