Aguarde, carregando...

OAB

Ordem dos Advogados do Brasil

A OAB é uma instituição que representa os advogados em território brasileiro. Esta organização tem como finalidade, fornecer aos recém graduados uma carteirinha para a execução de sua profissão. Mas calma, não é tão simples quanto parece. Saiba mais sobre a OAB, logo abaixo. 

Os graduados no curso de Direito que optarem por seguir a carreira de advocacia, devem obrigatoriamente fazerem parte do  quadro de cadastrados da OAB. Esta exigência feita pela instituição, garante que a profissão seja exercida somente por profissionais capacitados. Os atos praticados por aqueles não inscritos no sistema da OAB, são considerados inválidos.  

A OAB tem como principal objetivo, representar e defender dentro de suas competências, toda a classe dos profissionais de Direito. A organização das diretrizes que compõem a ordem, se dá por meio da lei n° 8.906/94, na qual trata sobre o “Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil”. 

Vale lembrar, que a ordem faz parte do serviço público nacional. Através da OAB que são aplicadas as avaliações da ordem, com o objetivo de emitir as carteiras dos profissionais do Direito e recolher as taxas que devem ser pagas pelos cadastrados no sistema da ordem. 

Como ter o Registro em Direito

Para fazer parte da Ordem dos Advogados Brasileiros, é necessário fazer o exame da ordem que tem como objetivo testar e analisar os bacharéis em direito de todo o território nacional sobre os seus conhecimentos na área.  Feito a avaliação e aprovado, o candidato deverá apresentar o Certificado de Aprovação no Exame de Ordem e alguns outros documentos necessários para concluir o seu cadastro na Ordem dos Advogados Brasileiros. Confira abaixo a documentação necessária. 

  • Diploma de bacharel em Direito registrado no MEC ou, na sua falta, Certidão de graduação em Direito e histórico escolar.
  • Certificado de aprovação (ou habilitação) no Exame da Ordem;
  • CPF e Documento de Identidade;
  • Certificado de Reservista;
  • Certidão de quitação eleitoral expedida pela Justiça Eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Biometria para a identidade, a ser preenchida presencialmente;
  • 2 fotos 3×4 recentes, sem moldura e em fundo branco.
Por que você deve ser um
Profissional Registrado
1 Os contratantes do seu serviço se sentem mais confiantes ao saber que você é um profissional registrado..
2 O conselho pode fiscalizar melhor sua atuação, prezando pelo melhor exercício da categoria..
3 O profissional registrado está protegido por leis federais a realizar o exercício da profissão em todo território nacional..
4 Registrado, o profissional auxilia o Conselho da categoria na conquista de benefícios e demandas regionais e nacionais..

VEJA COMO É SIMPLES CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

1 Encontre seu
curso
2 Compre o seu
Voucher
3 Estude com
desconto até o final

Pesquise valores das bolsas de Direito


O que estão falando sobre as bolsas da