Cinema

CURSO DE Cinema GUIA COMPLETO

O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Cinema. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Com duração média de oito semestres, o curso de Cinema é voltado para Linguística, letras e artes. Oferecido em universidades públicas e privadas, a graduação é direcionada para formação de estudantes que desejam ingressar no meio audiovisual e atuar na criação de filmes, roteirização, criação de personagens, direção e etc.

A graduação em si, irá exigir do estudante conhecimento sobre história do cinema, Iluminação, direção, comunicação, cultura e sociedade, além de outras disciplinas que serão abordadas no decorrer da vida acadêmica. Durante o curso, o aluno irá desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos princípios técnicos e éticos ligados ao curso e a área de atuação profissional.

No decorrer de sua jornada acadêmica, o estudante terá a chance de estagiar em diversas áreas que necessitem dos conhecimentos no ramo cinematográfico e audiovisual, como por exemplo: Universidades, teatros, emissoras de tv, agências de publicidade, entre outras.

A área de atuação para o profissional formado em Cinema abrange vários setores ligados a arte, animação, fotografia e etc. Sendo assim, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem como figurinista, diretor de arte, cenógrafo, roteirista, assistente de direção entre outras áreas do ramo.

Carreira de um Cineasta

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Cinema pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

• Montador de negativo

• Marcador de luz

• Técnico de laboratório cinematográfico

• Efeitos especiais

• Trilheiro/Músico de cinema

• Montador/Editor

• Maquiador/Cabeleireiro

• Operador de vídeo

• Maquinista

• Direção

• Roteiro

• Gags man

O curso de Cinema tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Cinema

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 65% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Cinema :

Lista das principais competências de um profissional da área de Cinema

As principais características do profissional de Cinema são:

Bolsas do curso de Cinema em: