CFBio

Conselho Federal de Biologia (CFBio)

Os conselhos servem para garantir à sociedade que os serviços oferecidos sejam de qualidade. Para supervisionar e incentivar o trabalho que está sendo exercido, os conselhos emitem o registro profissional, que é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria.
O Conselho Federal de Biologia (CFBio) coordena os conselhos regionais, garantindo que os conselhos regionais estejam dentro das diretrizes fiscais, além de propor ações de incentivo e crescimento da profissão no Brasil. Para a atuação da profissão, além do diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC, é preciso obter o registro, que no caso da Biologia, pode ser emitido no Conselho Regional de Biologia (CRBio). Os conselhos regionais atuam em uma região específica, por isso é possível encontrar um CRBio em todo território nacional:

• CRBio-01, abrange os estados de São Paulo (sede), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul;
  • CRBio-02, abrange os estados do Rio de Janeiro (sede) e Espírito Santo;
  • CRBio-03, abrange os estados do Rio Grande do Sul (sede) e Santa Catarina; -
  • CRBio-04, abrange os estados de Minas Gerais (sede), Goiás, Tocantins e o Distrito Federal;
  • CRBio-05, abrange os estados de Pernambuco (sede), Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba;
  • CRBio-06, abrange os estados do Amazonas (sede), Acre, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima;
  • CRBio-07, o estado do Paraná (sede);
  • CRBIO-08, abrange os estados da Bahia (sede), Alagoas e Sergipe.

Como ter o Registro em Ciências Biológicas

1º Passo - Pré-inscrição on-line
2º Passo – Efetuar o pagamento
3º Passo - Separação da documentação
Documentação gerada na pré-inscrição on-line

• Comprovante de recolhimento das taxas pertinentes ao registro (gerado na pré-inscrição on-line);
  • Diploma (devidamente assinado);
  • Histórico completo da graduação, emitido pela IES;
  • Cédula de identidade, com permanência definitiva se for estrangeiro;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante da última votação (comprovante de voto ou justificativa eleitoral ou comprovante de quitação emitido pela Justiça Eleitoral);
  • Certificado de serviço militar;
  • Tipagem sanguínea (ABO e Rh) fornecido por órgão competente;
  • Comprovante de residência;

4º Passo - Entrega da documentação
A entrega da documentação poderá ser feita presencialmente (na Sede ou Delegacias Regionais do CRBio) ou encaminhada via Correios.

O Clube de Bolsas recomenda: Consulte o site CRBio de sua região para mais informações sobre o registro :)

Por que você deve ser um
Profissional Registrado
1 Os contratantes do seu serviço se sentem mais confiantes ao saber que você é um profissional registrado..
2 O conselho pode fiscalizar melhor sua atuação, prezando pelo melhor exercício da categoria..
3 O profissional registrado está protegido por leis federais a realizar o exercício da profissão em todo território nacional..
4 Registrado, o profissional auxilia o Conselho da categoria na conquista de benefícios e demandas regionais e nacionais..

VEJA COMO É SIMPLES CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pesquise valores das bolsas de Ciências Biológicas

O que estão falando sobre as bolsas da