Aguarde, carregando...

CAU

Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Os conselhos servem para garantir à sociedade que os serviços oferecidos sejam de qualidade. Para supervisionar e incentivar o trabalho que está sendo exercido, os conselhos emitem o registro profissional, que é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria. 

Para a atuação da profissão, além do diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC, é preciso obter o registro, que no caso de Arquitetura e Urbanismo, pode ser emitido no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Os conselhos regionais atuam em uma região específica, por isso é possível encontrar um CAU em todo território nacional.

Até novembro de 2011, os recém-formados em Arquitetura e Urbanismo deveriam emitir o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/CONFEA). Porém havia a necessidade da criação de um conselho específico de Arquitetura e Urbanismo, e em dezembro daquele mesmo ano, o CAU passou a existir, regularizando e fiscalizando a profissão de arquitetos e urbanistas do Brasil.

Como ter o Registro em Arquitetura e Urbanismo

De acordo com o site do CAU/BR o processo é iniciado online, no SICCAU (Sistema de informação e Comunicação do CAU), pelos coordenadores de curso, de modo que os recém-formados recebem por e-mail uma senha de acesso ao sistema e após recebe-la, acesse o site do CAU/BR faça o login com seu CPF e a senha recebida. Em seguida, abra um protocolo, clicando em “Protocolos – Cadastrar Protocolo”, e selecione o Grupo de Assunto “Cadastro” e o Assunto “Solicitação de Primeiro Registro Profissional – Instituição de Ensino Regulamentada”. Descreva a sua solicitação e anexe a cópia digital dos documentos solicitados:

1. Carteira de Identidade;
2. CPF;
3. Prova de regularidade com a Justiça Eleitoral;
4. Comprovante de quitação com o Serviço Militar (para sexo masculino);
5. Comprovante de residência (água, luz ou telefone);
6. Diploma ou certificado de conclusão do curso;
7. Histórico escolar de graduação;

Por que você deve ser um
Profissional Registrado
1 Os contratantes do seu serviço se sentem mais confiantes ao saber que você é um profissional registrado..
2 O conselho pode fiscalizar melhor sua atuação, prezando pelo melhor exercício da categoria..
3 O profissional registrado está protegido por leis federais a realizar o exercício da profissão em todo território nacional..
4 Registrado, o profissional auxilia o Conselho da categoria na conquista de benefícios e demandas regionais e nacionais..

VEJA COMO É SIMPLES CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

1 Encontre seu
curso
2 Compre o seu
Voucher
3 Estude com
desconto até o final

Pesquise valores das bolsas de Arquitetura e Urbanismo

Graduação:

O que estão falando sobre as bolsas da


Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?