Arquitetura e Urbanismo

CURSO DE Arquitetura e Urbanismo GUIA COMPLETO

A  Arquitetura e Urbanismo é uma área muito antiga do conhecimento humano. Ela busca soluções, tanto estéticas quanto estruturais, para os espaços ocupados pelo homem.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

O curso de Arquitetura e Urbanismo forma arquitetos e urbanistas, profissionais responsáveis pelo estudo e entendimento de diversos ambientes, além também de planejar áreas e estruturas urbanas que sejam harmoniosas, funcionais e esteticamente agradáveis. É o profissional que desenha a planta para a construção de prédios, casas, monumentos, pontes e entre outras estruturas de acordo com as necessidades de uma cidade ou de um local, além de ser capaz também de identificar diferentes problemas em diversos tipos de ambiente.

Nos primeiros contatos com o curso, o estudante irá aprender os conceitos básicos da arquitetura, como identificar as escolas arquitetônicas, compreender representações gráficas digitais, realizar desenhos livres, analisar formas estruturais, topografia, paisagem urbana e entre outros. O curso também aborda áreas de design e engenharia.

A arquitetura em si é a criação de espaços internos de menor porte, já o urbanismo é o estudo de uma cidade e de grandes estruturas. O curso de Arquitetura e Urbanismo aborda ambas as coisas, formando profissionais capazes de atuar em áreas internas ou externas.

O profissional em Arquitetura e Urbanismo é responsável por criar ambientes internos e externos, de diferentes estruturas e portes. Garantindo que esteja acessível, funcional e esteticamente bonito, o arquiteto irá idealizar projetos de casas, prédios, espaços urbanos, garantindo a funcionalidade e comodidade social.

O arquiteto é quem não só desenha e projeta, mas também quem presta um importante serviço na construção do projeto, planejando o uso dos materiais, de forma que a obra seja executada da melhor forma possível. Esse profissional é indispensável para o funcionamento dos espaços públicos devido ao seu conhecimento sobre as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, construção de edificações, conjuntos e cidades.

Existem muitas áreas de atuação possíveis para o arquiteto e urbanista, já que essa profissão abrange o estudo dos ambientes como um todo, um arquiteto pode até mesmo trabalhar com questões climáticas e econômicas, entre outros, tudo depende da especialização e o gosto do futuro profissional.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Arquiteto e Urbanista, confere aqui 😊:

• Arquitetura Comercial

Desenvolvendo projetos de escritórios, lojas, estandes e outros estabelecimentos comerciais é uma atividade que precisa levar em conta inúmeras necessidades e expectativas, aqui o dever do arquiteto comercial é gerenciar os recursos disponíveis, tanto de financeiros como de espaço.

• Paisagismo

Aqui o arquiteto projeta e estuda as infraestruturas de espaços naturais, como os de agricultura e silvicultura, áreas públicas, podendo trabalhar até com gestão de águas pluviais e restauração ambiental e entre outros.

• Planejamento urbano

Trabalhando diretamente com o ambiente urbano, otimizando os ambientes das cidades, garantindo que as estruturas de cidade estejam seguras e funcionais para todos, o que requer adaptabilidade e resolução de problemas em larga escala.

• Arquiteto de ambientes

Um profissional dessa área efetua o projeto de fachadas e jardins residenciais ou de áreas particulares, levando em conta a composição estética da paisagem juntamente com a arquitetura. Se tiver uma queda por design de ambientes, pode realizar plantas para ambientes internos.

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem uma grade curricular bem vasta. Segundo diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deverá abordar em seus projetos pedagógicos conteúdos que atendam todas as necessidades da formação. Confira abaixo, a grade curricular para o curso de Administração em uma de nossas faculdades parceiras.

saiba como é fácil conseguir uma bolsa para o curso Arquitetura e Urbanismo

E ainda pode garantir uma bolsa de estudo de até 83% de desconto.

Cursos relacionados ao curso de Arquitetura e Urbanismo :

Lista das principais competências de um profissional da área de Arquitetura e Urbanismo

As principais características do profissional de Arquitetura e Urbanismo são:

Bolsas do curso de Arquitetura e Urbanismo em: