Bolsas de estudo em Serviço Social

Serviço Social com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição

O curso de Serviço Social tem como objetivo formar assistentes sociais, profissionais que usam a coletividade e a integração social para transformarem a sociedade, prestando suporte às pessoas, desde crianças até idosos, que se encontrem em situações de vulnerabilidade.

Dentro do curso, você vai encontrar disciplinas que estudam antropologia, ética, sociologia, direitos humanos e outros assuntos que impactem diretamente no bem-estar social das pessoas. É muito importante na formação de um assistente social, o conhecimento de políticas sociais, ou seja, noções sobre as leis e direitos do ser humano.

Como qualquer curso superior, assistência social demanda estudo teórico, mas também possui muitos aspectos práticos, onde os alunos irão desenvolver diversos tipos de trabalho em variados locais, atuando em pequenos projetos e elaborando planos de ação de assistência social.

Guia Completo

O Assistente Social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Serviço Social. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Onde Trabalhar

Um assistente social irá desenvolver, planejar e praticar estratégias que melhorem as condições de vida de crianças, adolescentes e também de adultos e idosos, trabalhando pela defesa e ampliação dos direitos sociais, garantindo que as políticas sociais e públicas estejam alcançando todos os cidadãos.

Os assistentes sociais estão nas áreas da saúde, educação, previdência social, habitação, justiça, varas da infância e juventude, famílias e nas instituições do sistema penal e nas medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei, dentre outros espaços com necessidades de aplicação de assistências sociais.

Segundo o site do Conselho Federal de Serviço Social, as funções do Assistente Social são: analisar, elaborar, coordenar e executar planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um Assistente Social são:

• Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;

• Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;

• Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;

• Realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas e ações profissionais;

• Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

• Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;

• Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social.

Carreira em Assistência Social:

O assistente social é o profissional responsável por atender as demandas sociais de indivíduos que estejam em estado de risco, abandono, em conflito com a lei e entre outras vulnerabilidades sociais, formulando e implementando propostas de intervenção, promovendo o exercício pleno da cidadania e a reintegração social dos usuários do Serviço Social. O assistente social trabalha também para garantir os direitos de pessoas com diversos tipos de deficiência.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Assistente Social, confere aqui 😊:

• Educação;

• Saúde;

• Sistemas penitenciários;

• Centros de reabilitação e reintegração social;

• Abrigos;

• ONGs e instituições;

• Varas da infância, adolescentes, famílias etc;

• Juizados;

Perfil do curso

Se você tem interesse em ajudar as camadas mais vulneráveis da sociedade, prestar assistência aos que estão em situação de risco, propor melhorias sociais nos âmbitos das empresas e quer aplicar políticas e ações para resolver injustiças, fique atento, pois Assistência Social pode ser o caminho profissional certo para você.