Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Oferecido em universidades públicas e privadas, o curso de Segurança do Trabalho é voltado para estudantes que desejam trabalhar na prevenção de acidentes e danos à saúde do trabalhador, tendo como base uma formação ampla, humanista e reflexiva.

Sendo assim, o curso tem por objetivo formar profissionais capacitados a se adaptarem as diferentes áreas no exercício profissional e a desenvolverem planos de contenção de acidentes, cursos, palestras e orientações sobre a importância do uso de equipamentos de segurança.



Guia Completo


Durante o curso, o estudante irá aprender sobre ergonomia, higiene, administração e a comunicar-se de maneira eficiente na forma escrita e oral. Ainda na vida acadêmica, o aluno irá desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos princípios técnicos e éticos referentes ao curso e a área de atuação do profissional, além de poder estagiar em diversos setores que necessitem dos conhecimentos em Segurança do Trabalho, tais como: mecânica, química, petróleo, civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos, agroindústria, administração industrial entre outros.

 



Onde Trabalhar


A área de atuação para o profissional formado em Segurança do Trabalho abrange vários setores ligados a gestão de pessoas, segurança e planejamento. Deste modo, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em hospitais, siderúrgicas, fábricas automobilísticas, construtoras, hidrelétricas, terceiro setor, entre outros.

Para os profissionais desta área, é comum que no decorrer de sua jornada acabem criando seu próprio negócio, já que com o conhecimento obtido e desenvolvido no mercado de trabalho, as chances de criarem uma empresa de sucesso são muitas, além disso, a área de atuação pode se estender para: Universidades, emissoras de tv, ONGS e etc.

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Segurança do Trabalho pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas das principais atividades exercidas na profissão.

  • Fazer avaliações ambientais
  • Analisar as condições de segurança e saúde no local de trabalho
  • Elaborar laudos sobre insalubridade ou periculosidade
  • Participar de perícias trabalhistas
  • Criar projetos de prevenção de acidentes e promoção da saúde
  • Desenvolver ações educativas e mobilizar os funcionários
  • Proteger o trabalhador de riscos com máquinas e estruturas
  • Mapear os perigos de acidentes pessoais, ambientais e materiais
  • Fazer cumprir os métodos e técnicas orientados na legislação
  • Garantir o uso do equipamento de proteção
  • Criar equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos das empresas


Perfil do curso


Por se tratar de um curso voltado para os conhecimentos de engenharias, ser organizado, ter raciocínio lógico e capacidade para resolver problemas complexos ligados ao ambiente de trabalho, são características fundamentais para quem atua neste mercado.

Nessas perspectivas, realizar treinamentos de segurança com os colaboradores da empresa ou avaliar e preparar diagnósticos de riscos, é uma das várias atividades que o profissional formado neste curso irá realizar.

 

Contudo, se tratando de uma profissão que abre caminho para diversos setores e campo de atuação, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades, como: Empatia, boa comunicação, adaptação, inteligência emocional, trabalho em equipe e persuasão. Logo, para atuar nesta área é necessário que o profissional esteja livre de qualquer preconceito, já que por ser amplo o campo de atuação, o engenheiro poderá lidar com pessoas de classes, gêneros e ideias distintas.



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?