Aguarde, carregando...
O curso de Química estuda os elementos químicos, suas composições, variações e como eles podem ser úteis para o desenvolvimento de diversas coisas vitais para a vida. Durante a graduação é muito comum a prática contínua com laboratórios, só assim o aluno irá aprender sobre reações, composições, experimentos e etc. O curso é da área de exatas, por isso os cálculos são bem presentes durante os estudos de um aluno de química.
Durante o curso, os alunos irão aprender a reconhecer a Química como uma construção humana, além também de compreender os conceitos, leis e princípios da Química. A graduação irá abordar as 4 grandes áreas da química, são elas: química orgânica, química inorgânica, química analítica e físico-química.
Para entender melhor o que se estuda no curso de Química, o Ministério da Educação (MEC) instituiu 3 bases que a formação deve seguir e quais são os conhecimentos que os alunos deverão adquirir em cada uma, sendo elas:
Matemática: Álgebra, funções algébricas de uma variável, funções transcendentes, cálculo diferencial e integral, sequências e séries, funções de várias variáveis, equações diferenciais e vetores.
Física: Leis básicas da Física e suas equações fundamentais. Conceitos de campo (gravitacional, elétrico e magnético). Experimentos que enfatizem os conceitos básicos e auxiliem o aluno a entender os aspectos fenomenológicos da Física.
Química (Teoria e laboratório): propriedades físico-químicas das substâncias e dos materiais; estrutura atômica e molecular; análise química (métodos químicos e físicos e controle de qualidade analítico); termodinâmica química; cinética química; estudo de compostos orgânicos, organometálicos, compostos de coordenação, macromoléculas e biomoléculas; técnicas básicas de laboratório.
Química é uma ciência tão variada quanto fabulosa, que estuda tudo o que existe, no sentido mais material mesmo. Ela estuda a matéria, analisando suas propriedades, verificando como é constituída e procurando conhecer as energias envolvidas nas interações matéria-matéria.
Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Química. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.
Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!
O químico é o profissional que está presente na produção de praticamente tudo o que consumimos no nosso dia-a-dia. Esse profissional lida com todos os tipos de produção que necessitem passar por um processo químico como cosméticos, alimentos, produtos fármacos, pilhas e baterias, tintas, indústria petrolífera e entre outros. Tudo precisa passar pelas mãos do químico, que irá garantir que o produto seja eficaz e que seu uso não seja cause malefícios a quem usar.
Através da licenciatura, é possível se tornar professor de química, atuando nas salas de aula, em ensino médio ou educação de adultos. Realizando especializações (como mestrado, por exemplo) pode chegar a atuar como professor de faculdades e universidades.
Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) um químico deve:
Saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlar variáveis, identificar regularidades, interpretar e proceder a previsões.
Saber conduzir análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais.
conhecer os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as potencialidades e limitações das diferentes técnicas de análise.
Saber realizar síntese de compostos, incluindo macromoléculas e materiais poliméricos.
Ser capaz de efetuar a purificação de substâncias e materiais; exercendo, planejando e gerenciando o controle químico da qualidade de matérias-primas e de produtos.
Saber determinar as características físico-químicas de substâncias e sistemas diversos.
Ter noções dos principais processos de preparação de materiais para uso da indústria química, eletrônica, óptica, biotecnológica e de telecomunicações modernas.
Saber elaborar projetos de pesquisa e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação.
Saber atuar em laboratório químico e selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes.
Carreira em Química
As principais áreas de atuação dos profissionais em química são em laboratórios, controle de produção e qualidade, operação e supervisionamento de processos químicos, saneamento básico, indústrias petrolíferas e de combustíveis, desenvolvimento de produtos, tratamento de resíduos, ou pode exercer até mesmo na área de química forense. Além também de áreas relacionadas ao controle ambiental, de higiene sanitária e de análises clínicas.
O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Químico, confira:
Alimentos e bebidas;
Celulose e Papel;
Borrachas;
Biocombustíveis;
Petróleo;
Cosméticos;
Petroquímica (Petróleo, gás natural e gás de xisto);
Saneantes (produtos de limpeza);
Têxtil;
Meio Ambiente;
Farmoquímicos;
Professor de química (especialização em licenciatura em química).
Gostar da área de química, é o primeiro passo. Se você gostou de estudar química durante o ensino médio, pode ser um sinal da sua vocação para Química. Além disso, é preciso ter facilidade com números, ser curioso e não ter medo de tentar coisas novas.
Se você se identificou com tudo isso, mas ainda não tem certeza se Química é a área certa pra você, o Clube de Bolsas te ajuda a descobrir, faz o nosso teste vocacional :)