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Bolsas de estudo em Publicidade e Propaganda

Publicidade e Propaganda com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de Publicidade e Propaganda forma publicitários, profissionais capazes de elaborar estratégias de divulgação para marcas, empresas e produtos, as chamadas campanhas publicitárias. O curso ensina como funciona o universo das propagandas, como um determinado público é alcançado e quais serão as estratégias de divulgação que sejam capazes de captar esse público e vender o produto.

É comum ver o nome do curso da seguinte forma: “Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda”. Isso é porque os cursos de Ciências Sociais, como por exemplo Publicidade e Propaganda (carinhosamente conhecido como PP) ou Jornalismo, precisam estudar os fenômenos da comunicação ao longo da história e nos dias atuais, assim depois de formados os alunos possuem a formação de comunicadores (ou comunicólogos), profissionais entendem o poder da comunicação na sociedade, sendo especializados, é claro, na habilitação escolhida.



Guia Completo


Diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing:

É muito comum a confusão entre os dois cursos, mas afinal qual a diferença entre eles? Bem, o marketing é estratégico, é ele quem cuida do processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa. Produtos, venda, adequação no mercado, estudo do público-alvo e como satisfaze-lo, acompanhar o antes, durante e depois da campanha, tudo isso é o marketing. Enquanto isso a Publicidade e Propaganda pega todo esse plano e transforma em ação, desenvolvendo logotipos, identidade visual, slogans, etc. Entendeu? :)

Duração do curso de Publicidade e Propaganda:

O bacharel em Publicidade e Propaganda dura 4 anos, contendo 8 semestres.

Estágio obrigatório

60h a 100h, em média. Em algumas instituições o estágio não é obrigatório.



Onde Trabalhar


O que um publicitário faz

Um publicitário é o profissional que desenvolve o layout da marca, como cores, imagens e tudo o que for “a cara” do produto, tudo isso se baseando em análises do produto no mercado (geralmente, essa parte é com o marketing), assim esse profissional terá certeza de que aquela marca se desenvolva da melhor forma possível. Depois disso ele irá pensar na abordagem da campanha, se vai ser por internet, rádio, TV ou tudo isso junto. Em seguida é preciso acompanhar os resultados da campanha, se obteve sucesso ou não. Além disso, ele também cria textos e slogans para os produtos.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um publicitário são:

  • Ordenar as informações conhecidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes;
  • Realizar pesquisas de consumo, de motivação, de concorrência, de argumentos etc;
  • Definir objetivos e estratégias de comunicação como soluções para problemas de mercado e institucionais dos anunciantes;
  • Executar e orientar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais;
  • Realizar e interpretar pesquisas de criação como subsídio para a preparação de campanhas publicitárias;
  • Planejar, executar e administrar campanhas de comunicação com o mercado, envolvendo o uso da propaganda e de outras formas de comunicação, como a promoção de vendas, o merchandising e o marketing direto;
  • Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à publicidade e à propaganda.

Carreira em Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional responsável pelo desenvolvimento de uma marca, desde a criação de sua identidade visual até o momento de divulgação. O publicitário atua principalmente em agências de publicidade ou no setor de marketing de uma empresa.

O Clube de Bolsas separou algumas funções de um publicitário, confere aqui 😊:

  • Atendimento: Esse setor é o elo entre a agência e o cliente. É o atendimento que representa a agência ao cliente e representa o cliente dentro da agência, levando aos outros setores toda a demanda solicitada por ele. É o atendimento que garante as entregas no prazo ao cliente, planejando esquemas de demandas para não sobrecarregar as outras equipes.
  • Criação: Como o próprio nome já diz, é essa equipe quem cria as campanhas publicitárias. Se o setor de criação recebe a demanda de produzir uma campanha publicitária para uma marca de roupas por exemplo, essa equipe irá, com base nos interesses do cliente e com a pesquisa de mercado relacionada aquele produto, elaborar a identidade visual da marca, estudar o público-alvo etc.
  • Marketing: Aqui acontece a elaboração de estratégias de distribuição e venda, estudo do público-alvo, acompanha o antes, durante e depois das campanhas. É ele quem define o que será feito no quesito de promoção, planejando a campanha e passando esse planejamento ao resto dos setores, principalmente para a criação.
  • Mídia: A mídia é responsável pela promoção da marca nos veículos de comunicação, entendendo que uma ação publicitária numa rede social será diferente de uma para a TV, por exemplo. Dentro dessa função ainda é possível ser social media, um profissional que irá se especializar em cuidar da imagem da marca nas redes sociais como um todo.
  • Publicitário freelancer: O chamado freela, dentro da publicidade, pode oferecer pequenos ou grandes serviços na área de publicidade que for especializado, com demandas mensais, semanais ou apenas por um dia, pelo preço que preferir e trabalhar em casa! Bem legal, né? É uma opção até para quem já trabalha em uma agência.


Perfil do curso


Antes de escolher o curso de Publicidade e Propaganda, todo ser humano se depara com o seguinte questionamento: É preciso ser criativo para ser publicitário? Não necessariamente. Quando se fala em publicidade, além dos comerciais de televisão, grande parte das pessoas imaginam também que o profissional da área é um gênio das ideias. Basta aparecer um pepino e shazam! Problema resolvido.

No entanto, não é bem assim que funciona. Todas as pessoas são criativas a sua maneira, basta apenas descobrir a melhor forma de estimulá-la. No ramo
publicitário, existem diversas áreas de atuação, e nem todas têm como critério principal a criatividade. Algumas necessitam de pessoas mais organizadas, que saibam escrever bem ou que sejam precisas em seus argumentos e etc. O segredo está em se encontrar na área que você mais se identifica e sempre buscar se reinventar à sua maneira.