Aguarde, carregando...
O curso de Publicidade e Propaganda forma publicitários, profissionais capazes de elaborar estratégias de divulgação para marcas, empresas e produtos, as chamadas campanhas publicitárias. O curso ensina como funciona o universo das propagandas, como um determinado público é alcançado e quais serão as estratégias de divulgação que sejam capazes de captar esse público e vender o produto.
É comum ver o nome do curso da seguinte forma: “Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda”. Isso é porque os cursos de Ciências Sociais, como por exemplo Publicidade e Propaganda (carinhosamente conhecido como PP) ou Jornalismo, precisam estudar os fenômenos da comunicação ao longo da história e nos dias atuais, assim depois de formados os alunos possuem a formação de comunicadores (ou comunicólogos), profissionais entendem o poder da comunicação na sociedade, sendo especializados, é claro, na habilitação escolhida.
Diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing:
É muito comum a confusão entre os dois cursos, mas afinal qual a diferença entre eles? Bem, o marketing é estratégico, é ele quem cuida do processo de venda e a relação entre o consumidor e a empresa. Produtos, venda, adequação no mercado, estudo do público-alvo e como satisfaze-lo, acompanhar o antes, durante e depois da campanha, tudo isso é o marketing. Enquanto isso a Publicidade e Propaganda pega todo esse plano e transforma em ação, desenvolvendo logotipos, identidade visual, slogans, etc. Entendeu? :)
Duração do curso de Publicidade e Propaganda:
O bacharel em Publicidade e Propaganda dura 4 anos, contendo 8 semestres.
Estágio obrigatório
60h a 100h, em média. Em algumas instituições o estágio não é obrigatório.
O que um publicitário faz
Um publicitário é o profissional que desenvolve o layout da marca, como cores, imagens e tudo o que for “a cara” do produto, tudo isso se baseando em análises do produto no mercado (geralmente, essa parte é com o marketing), assim esse profissional terá certeza de que aquela marca se desenvolva da melhor forma possível. Depois disso ele irá pensar na abordagem da campanha, se vai ser por internet, rádio, TV ou tudo isso junto. Em seguida é preciso acompanhar os resultados da campanha, se obteve sucesso ou não. Além disso, ele também cria textos e slogans para os produtos.
Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um publicitário são:
Carreira em Publicidade e Propaganda
O publicitário é o profissional responsável pelo desenvolvimento de uma marca, desde a criação de sua identidade visual até o momento de divulgação. O publicitário atua principalmente em agências de publicidade ou no setor de marketing de uma empresa.
O Clube de Bolsas separou algumas funções de um publicitário, confere aqui 😊:
Antes de escolher o curso de Publicidade e Propaganda, todo ser humano se depara com o seguinte questionamento: É preciso ser criativo para ser publicitário? Não necessariamente. Quando se fala em publicidade, além dos comerciais de televisão, grande parte das pessoas imaginam também que o profissional da área é um gênio das ideias. Basta aparecer um pepino e shazam! Problema resolvido.
No entanto, não é bem assim que funciona. Todas as pessoas são criativas a sua maneira, basta apenas descobrir a melhor forma de estimulá-la. No ramo
publicitário, existem diversas áreas de atuação, e nem todas têm como critério principal a criatividade. Algumas necessitam de pessoas mais organizadas, que saibam escrever bem ou que sejam precisas em seus argumentos e etc. O segredo está em se encontrar na área que você mais se identifica e sempre buscar se reinventar à sua maneira.