Bolsas de estudo em Matemática

Matemática com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição

O curso de matemática é o mais completo entre as áreas de exatas. Durante a formação os alunos terão uma formação ampla, abrangendo todos os cálculos e métodos já desenvolvidos na história da matemática. A graduação busca não só entender o “quanto”, mas os “porquês” dos cálculos.

Entre as áreas estudadas estão: cálculo diferencial e integral, álgebra linear, topología, análise matemática, álgebra, análise complexa, geometría diferencial, probabilidade e estatística. Noções de Física também estão presentes durante a formação, já que é uma área em que a matemática está fortemente presente.

Em algumas instituições o curso de bacharelado em matemática possui ênfase em assuntos específicos, por exemplo, matemática aplicada a negócios, matemática com habilitação em ciências biológicas, controle de automação, métodos matemáticos, sistemas e controle, ou cursos de matemática aplicada e computacional com habilitação em estatística econômica, saúde pública, comunicação científica, entre outros. A especialização escolhida vai definir a área de atuação desse profissional, tendo também a opção de fazer uma pós-graduação, algo que é muito importante para exercer a profissão.

Guia Completo

A Matemática é uma das matérias mais importantes na nossa vida. Se engana quem acredita que vai usá-la apenas para tirar uma boa nota no ENEM.

Muito pelo contrário, quando você aprende matemática entendendo suas aplicações na vida real, ela se torna muito mais simples e útil. Inclusive, depois disso você começa a reparar em problemas matemáticos em todo canto, e a chance de começar a achar interessante e divertido é grande!

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Matemática. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Onde Trabalhar

Apesar de ser comum ver o recém-formado em matemática lecionando em salas de aula, a atuação do matemático pode se expandir para muitas outras atuações, principalmente se for bacharelado. As áreas de humanas e biológicas, por exemplo, precisam de suporte matemático, no cálculo de probabilidades e estatísticas.

O matemático pode atuar em indústrias e empresas juntamente com equipes multidisciplinares de engenheiros, arquitetos, físicos, astrônomos, administradores economistas e outros profissionais. Nesses ramos, os matemáticos atuam na resolução de problemas que envolvem cálculos e lógica como desenvolvimento de produtos, calculando estatísticas, prestando suporte no planejamento de diversas estruturas etc.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) os requisitos que um matemático deve ter são:

• Capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

• Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

• Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;

• Capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

• Habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;

• Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

Carreira em Matemática

As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem com que esse profissional seja capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio matemático é uma ferramenta indispensável.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Farmacêutico, confere aqui 😊:

• Análise numérica: Aqui o profissional trabalha com linguagens de programação, traduzindo modelos matemáticos para a linguagem de computadores. Ainda no âmbito de tecnologia, o matemático pode atuar na área de Matemática Computacional, que trata do desenvolvimento de modelos matemáticos, para o tratamento de problemas complexos envolvendo computação.

• Ensino: Professor de crianças, adolescentes e adultos, geralmente com formação em licenciatura. Desenvolvendo estudos e formações ao longo da carreira, pode chegar a ser professor de ensino superior, dentro de diversas graduações que abordam cálculos.

• Modelagem: Na área de modelagem, o matemático constrói modelos matemáticos que simulem situações reais para prevenção de problemas. Aqui o matemático trabalha com diversos tipos de empresa em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.

• Matemática industrial: Trabalhando com questões relacionadas à organização de uma empresa, buscando otimizar a sua produção e o desempenho dos funcionários, através de estatísticas.

• Matemática aplicada: Aplicar técnicas matemáticas na solução de problemas em diversas áreas da engenharia, medicina, agricultura, áreas da comunidade científica etc.

• Matemática empresarial: Trabalhar com ferramentas matemáticas e técnicas de gestão para solucionar problemas relacionados às finanças, ao marketing, vendas, lucro, logística, estoques etc.

Perfil do curso

Pode ser clichê, mas gostar de números, ter raciocínio rápido e lógico, são características que todo profissional da área deve ter. Para se dar bem em matemática, é necessário gostar de desafios, ter facilidade com cálculos e ter gosto por estudos intensos. Se você se identificou, fique atento, matemática pode ser o caminho profissional certo para você.