Bolsas de estudo em Libras - Língua Portuguesa

Libras - Língua Portuguesa com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição

O curso de Libras – ou Letras em Libras – tem como objetivo formar intérpretes para pessoas com deficiências de audição ou de fala, proporcionando comunicação e acessibilidade, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a segunda língua oficial do Brasil.

Durante o curso os alunos irão não só aprender todo o dialeto de libras, mas também o significado da linguagem como sistema, como arte e como ponte do conhecimento. O estudo de outro idioma faz parte da grade curricular do curso, assim o aluno pode atuar como intérprete de libras de forma mais completa, traduzindo outros idiomas para a linguagem de libras.

Guia Completo

Além de estudar muito, a prática será uma grande companheira de quem escolher o curso de Libras para se profissionalizar. Aprender a Língua Brasileira de Sinais é um desafio, mas abre inúmeras possibilidades.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Libras. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Onde Trabalhar

Depois de formado, o aluno pode se tornar intérprete ou professor de libras. Como intérprete, ele pode tornar acessíveis palestras, filmes, aulas, reuniões etc. De forma geral, esse profissional pode atuar em qualquer ambiente em que pessoas com dificuldades de escuta ou fala precisem de interpretação do que está sendo falado ou necessitem se comunicar, o intérprete atua como um tradutor, um intermediador entre a pessoa com dificuldades de comunicação e as outras pessoas ou conteúdos.

Como professor, é preciso possuir formação específica em licenciatura em Libras, onde irá atuar como professor de libras em diversos tipos de instituição, incluindo escolas ou faculdades.

Carreira em Libras:

A formação básica em Libras é obrigatória em diversos cursos superiores entre eles, Pedagogia, Licenciaturas em geral e Fonoaudiologia, além também de ser uma das matérias opcionais na maioria das faculdades. Além disso, projetos de lei tramitam para que libras seja matéria obrigatória na educação pública e particular, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental e médio. Por isso, a carreira em professor de libras é promissora no Brasil.

Já como intérprete o profissional de libras pode ser contratado por diversos tipos de órgãos que possuam acessibilidade para deficientes auditivos ou que possuam dificuldades com fala. Entre eles centros culturais, faculdades e escolas, atendimentos, órgãos públicos que prestem serviços sociais, instituições públicas e privadas, bancos, hotéis, emissoras e estúdios de televisão, indústria e comércio.

Perfil do curso

É necessário ter interesse e afinidade pela área social, ser comunicativo e ter preocupação com o bem-estar coletivo. Ter facilidade e disposição para aprender novos idiomas são coisas que durante o curso e ao longo da carreira, irão ajudar quem quer ser um profissional em Libras.

Já sabe né? O Clube de Bolsas te ajuda a descobrir em qual curso você se encaixa mais :)