loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Jornalismo

Jornalismo com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Com duração de 4 anos, o aluno que decidir cursar Jornalismo precisa estar atento a todos os acontecimentos que ocorrem na sociedade. O curso proporciona ao estudante um olhar crítico sobre tudo, fazendo com que ele saiba questionar e também expor seus pontos de vista de forma clara, objetiva e coesa. 

O futuro Jornalista, terá aulas práticas e teóricas, podendo inclusive, participar de grandes reportagens, entrevistas e projetos disponibilizados pela instituição. 

No decorrer do curso, o aluno aprende a escrever para todos os tipos de pessoas, então a faculdade o prepara para atuar em diversas áreas, sendo elas: Rádio e TV, jornais, revistas, assessorias de imprensa, edição de textos, social media, entre outras funções. 

O curso revela ao estudante a importância de se manter informado, e como os veículos de comunicação se portam diante fatos polêmicos e sensíveis, além de passar ao estudante técnicas de entrevistas e pesquisas investigativas. 



Guia Completo


O curso de Jornalismo é uma ótima opção para quem gosta de se expressar, se comunicar. Entretanto, essa é uma área profissional para perfis bem diversificados, desde que você tenha facilidade em noticiar fatos e também contar uma história que envolva os seus leitores ou espectadores.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Jornalismo. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


A área de atuação para profissional formado em Jornalismo abrange vários setores ligados à comunicação social e informação. Deste modo, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem como repórteres, editores, âncoras, redatores, radialistas e etc.  

O profissional formado em Jornalismo pode atuar nos seguintes lugares: 

  • Agências de Publicidade

  • Jornais

  • Gabinetes

  • ONU

  • Universidades

  • Agências de aviação 

  • Cinema

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em jornalismo pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas deste mercado de trabalho.

Repórter: O profissional desta área atua como o olho da sociedade. Este elabora matérias sobre todo tipo de assunto que tenha critério de noticiabilidade, seja sobre um buraco na rua, um homem que mordeu um cachorro ou até mesmo sobre celebridades. Alguns costumam dizer que o repórter é a essência do jornalismo, já que é ele quem busca e apurar as notícias que são veiculadas nos jornais, revistas, mídias ou plataformas online. 

Freelancer: Nesta função, o profissional formado em jornalismo atua de forma autônoma em empresas, ongs, agências de publicidade entre outras. Nesta área, o trabalho do jornalista costuma ser um pouco maior, já que o mesmo terá produzir matéria, marcar entrevista, administrar orçamento e conseguir seu próprio deslocamento. 

Produtor: Esta área tem como finalidade dar maior autonomia para o bacharel em jornalismo. Assim como no freelancer, o profissional aqui irá ter de se preocupar e correr atrás de tudo, como por exemplo: fonte, personagem, especialista, testemunha e etc. 

No entanto, com a evolução da internet, tanto o trabalho do freelancer, quanto do produtor tem ficado mais fácil, já que entrevistas e pesquisas podem ocorrer de forma rápida e prática, sem precisar sair de casa. 

Redator de marketing de conteúdo: O redator de marketing de conteúdo, atua em agências publicitárias produzindo textos para blogs, slogam, sites, redes sociais e etc. Apesar de não ser tão focado na área de jornalismo tradicional e sim mais em publicidades, este é um setor que vem crescendo bastante entre as agências de publicidade e agências notícias. 

Assessor: O especialista nesta área tem como objetivo, realizar clipping e atendimento à imprensa. Este, cria textos e auxilia o assessorado em entrevistas delicadas. A função deste profissional abrange enviar releases para os veículos de comunicação, notas sobre determinado assunto e administrar redes sociais. 



Perfil do curso


Ser comunicativo é uma forte qualidade para quem deseja cursar Jornalismo. Muitos acreditam que ser Jornalista, é apenas aparecer na televisão, e sim, é também uma das áreas dentro do jornalismo, entretanto, existem várias outras e para cada uma delas, é necessário que o aluno se especialize antes de escolher em qual área irá atuar. 


Além de ser comunicativo, existem outras qualidades que um Jornalista deve ter, que é a paixão por escrever e ler. Para ser jornalista, é preciso ter um grande gosto por leitura e melhor do que isto, transferir todo o conhecimento obtido para o papel. 

Escrever é essencial para o profissional desta área. Digamos que na profissão é costumado dizer que escrever, é o ganha pão de um Jornalista. Por isso é necessário que o aluno tenha em mente que essa paixão pela escrita não pode nunca morrer. 

Ser curioso é também um ponto importante para o profissional desta área.  Junto a isso, irei citar aqui mais algumas outras qualidades que fazem parte do cotidiano de um jornalista, como: Ser neutro, ético, estudioso, mente aberta e possuir uma boa dicção.

Ter uma linguagem correta e ao mesmo tempo simples é fundamental na hora de produzir um texto jornalístico. Sendo assim, o cuidado e atenção devem ser dobrados, já que nesta profissão as notícias ditam o que a massa vá pensar, falar e como irão se comportar. 



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?