loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em História

História com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de História estuda o passado da humanidade, seja em aspectos políticos, econômicos, sociais, culturais entre outros. A graduação em História, propicia ao aluno os conhecimentos necessários para interpretar e resgatar memórias do passado, afim de compreender a evolução e existência da humanidade. 

Com duração média de quatro anos, voltado para área de Ciências Humanas, o curso de História é considerado uma graduação bastante requisitada em escolas, universidade, museus, cinema e pesquisa documental. 

Durante o curso, o estudante irá desenvolver características inerentes ao historiador, tais como: Trabalho em equipe, senso analítico, gosto pela leitura, curiosidade e imparcialidade sobre os fatos a serem descobertos. 

O curso em si, irá exigir do aluno conhecimento sobre História antiga, História moderna, teoria da história e arqueologia, afim de formar um profissional qualificado e eficiente em qualquer que for sua área de atuação.



Guia Completo


A palavra História vem do grego e está relacionada aos sentidos de “procurar saber”, “informar-se”. Nesse caso, a História se referia a uma pesquisa sobre algo que aconteceu. Era uma narração, um relato, uma interpretação das informações.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de História. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


A área de atuação do profissional formado em História abrange vários setores ligados a pesquisas, elaborações de materiais didáticos, curadoria de museus e outras inúmeras possibilidades de atuação.  

Empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em departamentos de pesquisas, consultoria, tratamento de peças raras entre outras. 

Carreira de um Historiador 

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em História pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

Museus: Nesta função, o historiador irá ficar responsável por realizar manutenção, cuidar e pesquisar sobre novas obras e artefatos antigos, afim de preservar e fornecer conhecimento a sociedade sobre sua evolução e forma de aprendizado. 

Professor: Neste cargo, o profissional poderá dar aulas em instituições do ramo, escolas de ensino médio e superior. Sendo assim, o pedagogo fica responsável por ensinar sobre como ocorreu determinados eventos históricos e como podemos aprender com esses acontecimentos. 

Memória Empresarial: Aqui, o historiador irá realizar pesquisas referentes a empresas e instituições, com intuito de produzir artigos, livros, reportagens, documentários e etc. 

Consultoria: O Historiador nessa área, tem como objetivo prestar consultoria para produção vídeos, peças de teatro e guia turístico. Atua também, em lojas especializadas em compra de objetos antigos. 



Perfil do curso


Gostar de ler, ser curioso, crítico e ter sede por conhecimento, são critérios a serem levados em conta, já que o profissional da área estará constantemente em busca de novas histórias e acontecimentos que expliquem o surgimento e evolução  de determinada sociedade, cultura, língua e etc. 

Segundo competências e habilidades estabelecidas pelas diretrizes curriculares do curso, o graduado deverá: 

  • Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas.

  • Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação.

  • Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento.

Assim como em qualquer outra profissão, ter uma boa comunicação, saber escutar, ser paciente e buscar sempre inovar, são características essenciais para o graduado em história.  

Por ser uma área que abre caminho para diversos setores de uma empresa e campo de atuação, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades, como: senso crítico, empatia, boa comunicação, autenticidade, adaptação, inteligência emocional, trabalho em equipe, persuasão, senso estético, entre outros. 



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?