loading

Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Gestão Hospitalar

Gestão Hospitalar com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Gestão Hospitalar visa formar profissionais capazes de planejar, gerenciar e administrar uma instituição de saúde, sendo ela pública ou privada. 

O gestor hospitalar deverá ter conhecimento dentro das áreas de recursos humanos (liderança, marketing), para gerir pessoas, e nas áreas econômicas (contabilidade, empreendedorismo, economia), para entender os gastos gerais de um hospital.

O curso de Gestão Hospitalar está dentro das áreas de administração, por isso pode ser chamado também de Administração Hospitalar. Com isso, o aluno terá muitas matérias relacionadas a processos administrativos, mesclados com área da saúde.

 



Guia Completo


Os hospitais e estabelecimentos de assistência à saúde, como clínicas e centros de reabilitação, estão entre os ambientes corporativos mais complexos de se coordenar. Afinal de contas, a saúde é o bem mais precioso e cada pessoa merece atenção especial. Por isso, a Gestão Hospitalar é uma graduação bastante promissora, tanto para quem desejar trabalhar na área da saúde quanto para profissionais já atuantes que gostariam de investir em conhecimentos administrativos.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Gestão Hospitalar. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


A principal função do Gestor Hospitalar é coordenar, auditar ou supervisionar os serviços administrativos em hospitais, clínicas, unidades de saúde pública ou privada, atuando na organização econômica e administrativa.

A Gestão Hospitalar é responsável pelo planejamento, organização de processos em diversos cenários e ambientes de saúde, nos modelos de gestão de um hospital, gerenciamento de pessoas, de recursos financeiros, físicos e materiais, e sistemas de informação.

A função de um gestor hospitalar é essencial para o desempenho de uma instituição de saúde, pois ele irá garantir o bom funcionamento do hospital para os pacientes, o emprego consciente do capital da instituição, o estoque de equipamentos e medicamentos, otimização do trabalho das equipes, promoção de um bom ambiente de trabalho para os funcionários e entre outros. 

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) as funções de um gestor hospitalar são:

  • Planejar, organizar e gerenciar processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais, estrutura, equipamentos, sistemas de informação e recursos financeiros;

  • Organizar e controlar processos de compras e custos, áreas de apoio e logística hospitalar;

  • Acompanhar e supervisionar contratos e convênios;

  • Gerenciar a qualidade e viabilidade dos serviços prestado sem organizações de saúde;

  • Conhecer a legislação pertinente ao Sistema de Saúde;

  • Conhecer e implementar Políticas de Saúde;

  • Compreender os processos de humanização e responsabilidade social;

  • Utilizar e avaliar indicadores de desempenho na gestão de organizações de saúde.

Carreira em Gestão Hospitalar 

Esse profissional possui conhecimento em áreas de recursos humanos, e nas áreas econômicas e administrativas, voltado para o funcionamento de hospitais, por isso o gestor hospitalar participa do planejamento, controle e avaliação do diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos de hospitais, clínicas, instituições de saúde públicas ou privadas. 

A área de atuação de um gestor hospitalar é em hospitais, clínicas especializadas em diferentes áreas, instituições de saúde públicas ou privadas, postos de saúde e em qualquer instituição que preste serviços de saúde. As funções de um gestor dentro desses ambientes são:


 

  • Organização e controle de processos de compras:

Trabalhando com custos, nas áreas de apoio e logística, calculando os custos em saúde, gerenciando os orçamentos, controlando os estoques, dispensário de medicamentos (farmácia) e noções básicas de contabilidade aplicada a gestão hospitalar. 

  • Planejamento, organização e gestão de processos: 

Atuando no ambiente de negócios em saúde, aqui o gestor hospitalar irá se atentar a mudança organizacional, nos modelos de gestão de organizações de saúde, indicadores de eficiência, eficácia e efetividade da gestão, gestão de pessoas, de recursos financeiros, físicos e materiais.

  • Supervisão de contratos e convênios

Supervisionando contratos, compras e desenvolvimento de fornecedores, através de negociações.



Perfil do curso


É necessário ter interesse e afinidade pela área social, fácil comunicação, ser organizado e gostar de planejamento, além de ter um espírito de liderança e preocupação com o bem-estar coletivo.



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?