Bolsas de estudo em Gestão Ambiental

Gestão Ambiental com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição

O curso de Gestão Ambiental visa a formação de profissionais que elaborem ações em prol do meio ambiente, reduzindo os possíveis impactos negativos de empresas, industrias e comércios sobre a natureza e a biodiversidade. O curso visa amplo conhecimento sobre os danos ao meio ambiente causados por fatores atuais e como planejar ações de combate e prevenção a esses danos. Durante a formação, o aluno irá entender como conciliar meio ambiente, economia e sociedade.

Guia Completo

Duração do curso de Gestão Ambiental:

O curso dura 2 anos, contendo 4 semestres, em média.

Estágio obrigatório:

300h em média. Em algumas instituições não é obrigatório.

O que é tecnólogo

Os cursos de tecnólogo são bem práticos e bem específicos, focados nas necessidades do mercado de trabalho e são mais rápidos que o bacharelado, com duração entre 2 a 3 anos. São oferecidos por faculdades ou universidades, por isso é preciso ter terminado o ensino médio para cursar um tecnólogo. Ao contrário do diploma dos cursos técnicos, o diploma do curso de tecnólogo equivale ao de um curso superior.

Onde Trabalhar

O profissional em Gestão Ambiental garante a exploração conscientizada dos recursos naturais por parte de empresas, indústrias, organizações e etc. O gestor ambiental irá realizar ações de conscientização a respeito de opções mais sustentáveis para as empresas, levando em conta a economia e necessidades da mesma.

Se uma empresa quer implementar uma ação de reciclagem, por exemplo, o gestor ambiental será o profissional responsável para planejar, projetar, supervisionar e realizar essa ação, levantando dados de benefícios, de recursos necessários e entre outros.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) um gestor ambiental deve:

• Planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas.
  • Coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental.
  • Elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental.

Carreira em Gestão Ambiental

Atualmente, as questões ambientais têm ganhado muita visibilidade. Os produtos livres de teste em animais, as ações contra o uso de descartáveis e entre muitos outros acontecimentos têm sido pauta de muitas empresas, que ganham visibilidade por escolherem opções sustentáveis e o respeito ao meio ambiente. Com isso a função do gestor ambiental tem crescido e se tornado cada vez mais necessária.

Prestando consultorias, implementando projetos de proteção ao meio ambiente, planejando e realizando ações, auxiliando na recuperação de áreas degradadas, conciliando economia, sociedade e meio ambiente nas empresas, um gestor ambiental pode atuar em:

• Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços).
  • Empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar. Organizações não-governamentais.
  • Órgãos públicos.
  • Institutos e Centros de Pesquisa.
  • Instituições de Ensino.

Perfil do curso

É necessário ter interesse e afinidade pela área do meio ambiente, fácil comunicação, ser organizado e gostar de planejamento. Se você se preocupa com o uso dos recursos naturais e deseja conscientizar as pessoas e as grandes empresas sobre o uso racional da natureza, Gestão Ambiental pode ser o caminho certo para você!

Já sabe né? O Clube de Bolsas te ajuda a descobrir em qual curso você se encaixa mais :)