Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Geografia

Geografia com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Com duração média de cinco anos, o curso de Geografia é voltado para ciências humanas e possui três tipos de formação, Bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Independentemente da formação escolhida pelo estudante, ambas irão conferir ao graduado diploma de Ensino Superior completo. 

Agora, qual a diferença entre esses três tipos de formação? Vamos lá, o Clube de Bolsas explica. Bacharelado é o tipo de graduação onde o aluno estuda de tudo um pouco dentro da área escolhida, geralmente, este tipo de formação costuma durar de quatro a seis anos. 

O curso de Licenciatura têm a mesma duração que a de um bacharelado, a diferença é que as graduações de licenciatura são voltadas para o meio pedagógico, formando profissionais aptos a ministrarem aulas voltadas para educação básica (Ensino fundamental e médio). Vale lembrar que bacharéis não podem dar aula na educação básica. 

Por fim, mas não menos importante, os cursos de Tecnólogos são direcionados para os alunos que já tenham concluído o ensino médio e possuam certeza de qual carreira desejam seguir. Este tipo de formação tem duração de dois a três anos e apresenta uma abordagem mais focada na área escolhida pelo aluno. Uma ótima opção para quem deseja ingressar de forma rápida no mercado de trabalho. 

Contudo, a graduação em Geografia irá exigir do estudante conhecimento sobre estatísticas, filosofia, cartografia, geopedalogia entre outras disciplinas que serão abordadas no decorrer da vida acadêmica. Durante o curso, o aluno irá desenvolver uma visão ampla e crítica a respeito dos princípios técnicos e éticos referentes ao curso e a área de atuação do profissional.

Ainda na vida acadêmica, o aluno terá a chance de estagiar em diversos setores que necessitem dos conhecimentos em Geografia, como: mineração, recursos hídricos, petróleo e etc.   



Guia Completo


O curso de Geografia forma profissionais estudiosos da superfície terrestre e seus fenômenos e da ocupação do homem no planeta, seus efeitos e características. O estudante aprenderá, de modo interdisciplinar, a analisar o espaço geográfico e sua integração com as variáveis sociais e ambientais.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Geografia. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


A área de atuação para o profissional formado em Geografia abrange vários setores ligados a análise da distribuição da população, necessidades de consumo, condições econômicas entre outras. Sendo assim, empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em usinas petrolíferas, órgãos públicos (como o IBAMA e o IBGE), usinas hidrelétricas, escolas, universidades e muito mais. 

Carreira de um graduado em Geografia

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Geografia pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

  • Analista de espaço geográfico 

  • Professor

  • Climatologia

  • Geoprocessamento e Cartografia Digital

  • Ecoturismo

  • Geografia dos Transportes

  • Geografia Humana

  • Geopolítica

  • Planejamento Agrícola

  • Planejamento Territorial ou Ambiental



Perfil do curso


Segundo diretrizes curriculares do MEC, o profissional de Geografia deverá compreender os elementos e processos próprios ao meio natural e ao construído, levando em consideração os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia. Dominar e aprimorar as abordagens científicas favoráveis ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. 

Nessa perspectiva, é desejável que o profissional graduado em geografia desenvolva algumas qualidades, como: Vocação para ensinar, apreço pelo aprendizado das pessoas, boa comunicação e empatia. 

Ter uma boa comunicação tanto na forma oral, quanto na escrita, também pode ser um diferencial para aqueles que desejam trabalhar com planos cartográficos ou até mesmo como professor. 

Contudo, paciência, bom humor e compreensão, podem ser essenciais para o profissional desta área, já que o mesmo poderá lidar com pessoas de várias idades, costumes e culturas diferentes.