Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Fotografia

Fotografia com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Com duração média de dois a quatro anos, o curso de Fotografia é voltado para área de linguística, letras e artes, sendo uma graduação bastante requisitada no jornalismo, cinema, publicidade, moda entre outras. 

Durante o curso, o estudante irá desenvolver características inerentes ao fotógrafo, tais como: Criatividade, trabalho em equipe, senso estético, domínio de programas, composição de cores, enquadramento e etc. 

O curso em si, irá exigir do estudante conhecimento sobre direção, fotografia, roteiro, produção, edição, montagem, cenografia e animação, afim de formar um profissional qualificado e eficiente em qualquer que for sua área de atuação.



Guia Completo




Onde Trabalhar


A área de atuação do profissional formado em Fotografia abrange vários setores ligados a eventos sociais, natureza, marketing, cinema e outras inúmeras possibilidades.

Empresas com os mais variados portes no mercado, contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem em agências de publicidade, editoras, departamentos de arte, revistas, jornais e até mesmo nas forças armadas.  

Para os profissionais desta área, é comum que no decorrer de sua jornada acabem criando seu próprio negócio, já que com o conhecimento obtido e desenvolvido no mercado de trabalho, as chances de criarem uma agência ou estúdio de sucesso são muitas, além disso a área de atuação pode se estender para: Universidades, esportes, documentários e vários outros ramos que tenham necessidades de conhecimentos nesta área.

 

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Fotografia pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

Infantil: Nessa área, o fotográfo busca registrar os primeiros dias de vida de uma criança e muita das vezes o desenvolvimento das mesmas. Para atuar nesse ramo, é necessário que o profissional realize um curso de Newborn, afim de utilizar iluminação e acessórios apropriados para não afetar o bem-estar da criança.

Fotojornalismo: Tanto os graduados em jornalismo, quanto em fotografia, podem exercer essa profissão, já que o objetivo do fotojornalista é apenas um: capturar um milissegundo de um acontecimento através de sua câmera. No geral, profissionais dessa área, costumam trabalhar em jornais, revistas e portais de notícias on-line.

Para atuar nessa área, é necessário que o profissional seja paciente, corajoso e tenha sangue frio, uma vez que o registro de cenas fortes e sensíveis irão fazer parte do dia a dia desse especialista.

Fotografia Esportiva: Bem próxima do Fotojornalismo, a fotografia esportiva tem a mesma finalidade, registrar o momento tal como ele ocorre. No entanto, como o nome propõem, esta área é voltada para a cobertura de jogos, competições e eventos esportivos no geral.

Fotografia de Moda: Com o mercado de moda em ascensão, o fotógrafo aqui irá realizar fotografias de desfiles, ensaios fotográficos de modelos e eventos que estejam ligados a moda. Os trabalhos dos profissionais desse setor costumam aparecer em revistas, e-books e editorias de moda.



Perfil do curso


O profissional graduado em Fotografia deve ser capaz de trabalhar e organizar conceitos e elementos dentro de uma imagem, projeto ou roteiro. Ser curioso e ter domínio das ferramentas necessárias para o tratamento de imagens, são características fundamentais para o crescimento do profissional no mercado de trabalho.

Assim como em qualquer outra profissão, ter uma boa comunicação, saber escutar, ser paciente e buscar sempre inovar, são características essenciais para o graduado em fotografia. 

Por ser uma área que abre caminho para diversos setores de uma empresa e campo de atuação, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades, como: senso crítico, empatia, boa comunicação, autenticidade, adaptação, inteligência emocional, trabalho em equipe, persuasão, senso estético entre outros.

Sendo assim, para atuar neste mercado, é necessário que o “fotógrafo”, nome comum dado para aqueles que trabalham na área, estejam livres de qualquer preconceito, já que, por ser amplo o campo de atuação, o profissional poderá lidar com pessoas de classes, gêneros e ideias distintas.