Bolsas de estudo em Física

Física com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição

O curso de Física pode se dividir em várias especializações, variando de instituição para instituição. Algumas delas são a física médica e biomédica, computacional, nuclear, astrofísica, física aplicada e etc. Antes de fazer a escolha definitiva é preciso pesquisar como é a graduação em cada instituição.

A graduação em Física estuda desde o sistema solar aos átomos, a eletricidade, a mecânica (velocidade e força), a matéria e a energia. Segundo as diretrizes nacionais do Ministério da Educação (MEC) as matérias básicas no curso superior de Física são: Física Geral, Matemática, Física Clássica e Física Moderna e Contemporânea.

Guia Completo

Física é uma ciência que estuda os fenômenos da natureza. Os físicos partem de observações na natureza para tentar extrair informações que indiquem padrões, relações entre os fenômenos e suas propriedades.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Física. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa.

Onde Trabalhar

O físico está por trás do desenvolvimento de aparelhos médicos que envolvam radiação e o uso de laser, no funcionamento de carros, aviões, navios, celulares, computadores, no estudo dos planetas, galáxias, estrelas, fenômenos espaciais e também nas mudanças climáticas globais. No desenvolvimento de avanços tecnológicos para diversas áreas como biologia, química, medicina e entre outros.

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) um físico deve:

• Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;

• Descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

• Diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;

• Manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;

• Compreender a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos

Carreira em Física

No Brasil, o físico pode atuar principalmente como professor, através da graduação de licenciatura em física. As áreas de atuação dedicadas a pesquisa são interessantes para colaborar com descobertas científicas. Em empresas privadas, órgãos com trabalhos ambientais, empresas de tratamento acústico de ambientes, observatórios astronômicos, indústrias petrolíferas, desenvolvimento de automobilísticos, eletromagnetismo e entre outros.

O Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação de um Químico, confere aqui 😊:

• Física médica: Desenvolvimento de equipamentos médicos de uso radioativo, além de colaborar com as áreas de oncologia.

• Física de partículas: Estudo das composições das matérias existentes.

• Física nuclear: Aqui o físico irá lidar com os fenômenos nucleares, como a radioatividade, fusão nuclear, fissão nuclear e etc.

• Física de plasmas: Trabalham com questões de confinamento, propriedades de transporte, instabilidade, caos, entre outras;

• Astrofísica: Estudo e análise de planetas, estrelas, galáxias. É uma das áreas mais famosas como pesquisador da área.

• Biofísica: Os físicos dessa área trabalham com as relações entre os fenômenos biológicos e físicos, aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e entre outros.

Perfil do curso

Gostar da área de Física é o primeiro passo. Se você gostou de estudar física durante o ensino médio, pode ser um sinal da sua vocação para este ramo. Além disso, é preciso ter facilidade com números, ser curioso e não ter medo de tentar coisas novas.