Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Filosofia

Filosofia com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


Com duração média de quatro anos, o curso de Filosofia é voltado para ciências humanas e é uma das graduações que tem menos concorrência no mercado de trabalho. Durante o curso, o estudante irá desenvolver características inerentes ao Bacharelado ou Licenciado em Filosofia, tais como: reflexão filosófica, pensamento inovador, visão crítica e independente, gosto por debates entre outros.  

O curso em si, irá exigir do estudante conhecimento sobre História da Filosofia Antiga, Sociologia, Psicologia e Antropologia Filosófica, afim de formar um profissional capacitado e eficiente em sua área. 



Guia Completo


A palavra “filosofia” é uma aproximação da palavra grega “philosophia”, que significa literalmente “amor pela sabedoria”. Ou seja, basicamente, filosofar é pensar para ficar mais sábio. Mas não é ficar sábio em qualquer coisa, mas nas questões mais elementares: a existência humana, a ideia de conhecimento, de verdade, os valores morais, a mente, a linguagem, o universo.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Filosofia. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


A área de atuação do profissional formado em Filosofia abrange vários setores ligados à área da educação, estudos sociais e até mesmo política. Deste modo, empresas dos mais variados portes no mercado contratam profissionais qualificados nesse ramo para atuarem como pesquisadores, professores, curador de museus, colunista de veículos de comunicação e etc. 

O profissional desta área, pode estender seu campo de atuação para ONGS, organizações governamentais, revistas, jornais, escolas e vários outros campos que necessitem dos conhecimentos deste curso. 

Carreira de um graduado em Filosofia 

Após a formação, a lista de oportunidades para os graduados em Filosofia pode ser considerada vasta, já que existem várias áreas de atuação para o profissional inserido neste mercado de trabalho. Sendo assim, o Clube de Bolsas separou algumas áreas de atuação desta profissão.

Palestrante: O profissional desta área tem com função promover palestras em universidades, ONGS e até mesmo em empresas, buscando trazer uma reflexão sobre a sociedade em que estamos inseridos e sobre qual futuro nos aguarda levando em consideração nossas ações e atitudes. 

Professor: Assim como o palestrante, o professor irá desenvolver debates e atividades que estimulem a visão crítica, reflexiva e questionadora dos alunos, visando uma boa formação do caráter e ética dos mesmos. 

Vale lembrar que essas são apenas algumas das áreas em que um bacharel ou licenciado em filosofia poderá exercer a profissão. São inúmeras as possibilidades de se trabalhar nesse ramo, tais como: Museus, universidades, jornais, campo de pesquisas e etc.  



Perfil do curso


Ter uma boa comunicação, ser paciente, possuir uma visão crítica e reflexiva sobre todo tipo de assunto, são características fundamentais para o profissional da área. 

Segundo diretrizes curriculares do MEC, o profissional formado em filosofia deverá atender as seguintes competências e habilidades: 

  • Capacitação para um modo especificamente filosófico de formular e propor soluções a problemas, nos diversos campos do conhecimento.

  • Capacidade de desenvolver uma consciência crítica sobre conhecimento, razão e realidade sócio-histórico-política.

  • Capacidade para análise, interpretação e comentário de textos teóricos, segundo os mais rigorosos procedimentos de técnica hermenêutica.

  • Compreensão da importância das questões acerca do sentido e da significação da própria existência e das produções culturais.

  • Percepção da integração necessária entre a filosofia e a produção científica, artística, bem como com o agir pessoal e político.

  • Capacidade de relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.

  • Capacidade de leitura e compreensão de textos filosóficos em língua estrangeira.

Por ser uma área que abre caminho para diversas áreas de atuação, é importante que o profissional desenvolva algumas habilidades, como: senso crítico, empatia, adaptação, inteligência emocional, trabalho em equipe e persuasão, buscando qualidade e perfeição no seu dia a dia de trabalho. 

Por fim, o graduado em filosofia deverá estar livre de qualquer preconceito, já que, por ser amplo o campo de atuação, o profissional poderá lidar com pessoas de classes, gêneros e ideias distintas.



Quer ficar por dentro de tudo sobre as melhores faculdades?