Aguarde, carregando...

loading

Bolsas de estudo em Engenharia Mecatrônica

Engenharia Mecatrônica com bolsa de estudo com desconto na mensalidade

Descrição


O curso de Engenharia Mecatrônica pode ser chamado também em algumas instituições de Engenharia de Controle e Automação, devido as matérias e as funções tão parecidas. Porém existe uma pequena diferença entre as duas áreas, que podem ou não se fundirem em um só curso: Engenharia Mecatrônica possui foco maior na mecânica, já a Engenharia de Controle e Automação é mais voltada para elétrica.

Uma das semelhanças entre as duas engenharias é o estudo da automação e tecnologia. O curso de Engenharia Mecatrônica irá abordar também conhecimentos básicos das engenharias, como matemática e física, e entre as matérias específicas podemos citar Inteligência Artificial e Robótica, Materiais para Sistemas Eletromecânicos e Biomecatrônica e Biorrobótica.



Guia Completo


O engenheiro mecatrônico é o profissional que projeta, desenvolve e implementa equipamentos mecânicos na indústria e, por meio de computadores, os automatiza para melhorar a eficiência. Também é capaz de operar e fazer a manutenção de máquinas industriais.

Pensando em te ajudar, nós do Clube de Bolsas criamos um Guia Completo do Curso de Engenharia Mecatrônica. Aqui vamos informar mais sobre o curso, onde trabalhar, perfil, grade curricular, entre outras coisa. 

Ficou interessado? Então continue lendo. Descubra tudo isso e muito mais!



Onde Trabalhar


O engenheiro mecatrônico usa de conhecimentos mecânicos, eletrônicos e computacionais para atuar no desenvolvimento e manutenção de sistemas de automação, máquinas e robôs para resolução de problemas. O Engenheiro Mecatrônico deve possuir bastante conhecimento na área de computação, para desenvolver inteligências artificiais em seus projetos e assim otimiza-los.

A maioria das coisas que exigem processos mecânicos complexos em seu desenvolvimento (carros, por exemplo) não são feitos diretamente por pessoas, mas sim por máquinas, e o engenheiro mecatrônico é o profissional por trás do funcionamento de tais maquinários, lidando com simples sistemas até os mais complexos (uma máquina que controla outra, por exemplo). 

 Carreira em Engenharia Mecatrônica:

Os setores que mais empregam engenheiros mecatrônicos são as grandes indústrias que dependem de maquinários de inteligência artificial para a produção e otimização no processo de fabricação de diversas coisas. As áreas da automobilística, aeronáutica, petrolífera, computação, robótica e entre outros desse mesmo segmento, são as áreas de atuação que mais empregam engenheiros mecatrônicos.

 

Segundo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) o engenheiro mecatrônico deve realizar as seguintes funções:

  • Desenvolvimento de produtos para a indústria de bens de consumo (veículos, eletrodomésticos);

  • Desenvolvimento de software embarcado;

  • QoS e controle em redes industriais e veiculares;

  • Desenvolvimento e projeto de sistemas eletrônicos e hardware;

  • Aplicações de eletrônica e software embarcado em produtos diversos;

  • Projetos em automação industrial, comercial e doméstica;

  • Projetos em eficiência energética e energias renováveis;

  • Gestão na engenharia da manufatura, da qualidade, de desenvolvimento de produtos;



Perfil do curso


Para saber se Engenharia Mecatrônica é o seu negócio, tenha certeza de ter uma verdadeira relação de amor com a matemática e tecnologia, porque não vai ter como fugir delas durante o curso. Se você possui raciocínio lógico e objetivo, é detalhista e consegue pensar com clareza diante de problemas, fique atento, pois Engenharia Mecatrônica pode ser o caminho certo pra você.